Reabilitação Protética

s

É a área da Medicina Dentária que procura a reabilitação/ substituição dos dentes para restabelecimento da função mastigatória, estética e fonética. Dispomos de várias opções fixas e removíveis capazes de criar um sorriso natural.

 

Prótese Fixa

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural, previamente preparado, ou sobre implante.

As próteses fixas podem ser coroas, pontes ou facetas e têm como objetivo mimetizar a dentição natural da pessoa.

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética ou o alinhamento dos dentes. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante dentário, repondo a forma e a estrutura do dente natural perdido.

 

Coroas Dentárias

O que são e para que servem?

As coroas dentárias funcionam como restaurações de recobrimento total, personalizadas, constituindo uma das últimas abordagens quando se trata de manter um sorriso funcional e estético. Elas recobrem toda a superfície da coroa do dente, preservando a sua função e promovendo a sua estabilidade e também a estética, nos casos que o exijam.

Quando um dente foi estruturalmente danificado, ao ponto de ser incapaz de suportar uma restauração convencional, é aconselhada a colocação de uma coroa dentária. 

 

Em que material são confeccionadas as coroas dentárias? 

As coroas podem ser confecionadas em resina composta ou em cerâmica. Em relação à resina composta, a cerâmica oferece uma maior resistência biomecânica ao dente e também permite uma melhor estética que perdurará ao longo do tempo.

 

Como se processa a colocação de uma coroa dentária?

Numa fase inicial, o dente em questão é preparado, isto é, talhado de forma a possibilitar o encaixe de uma coroa.  Concluída a preparação do dente, é feito um molde (impressão) do mesmo e colocada uma coroa provisória que será usada até que a coroa definitiva esteja pronta. Geralmente, num prazo mínimo de duas a três semanas, a coroa definitiva estará pronta a ser cimentada de forma permanente, uma vez que a sua adaptação em boca e cor sejam aprovadas. 

Com os devidos cuidados de higiene oral – escovagem bidiária e higienização dos espaços interdentários com fio/fita dentária e/ou escovilhão- as coroas têm uma grande longevidade, preservando a função e também estética do seu sorriso.


Próteses Removíveis

Quando não é possível reabilitar os espaços desdentados com implantes ou próteses fixas sobre dentes naturais pode-se recorrer à utilização de próteses removíveis. Estas próteses podem ser acrílicas ou esqueléticas. A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura) pode apoiar sobre a gengiva e os dentes. A prótese acrílica é construída em resina acrílica e apoia apenas sobre a gengiva.

 

Se perdeu todos os seus dentes, as próteses totais são a solução para restabelecer o seu sorriso. Estas podem ser fabricadas com recurso a diferentes materiais e podem ser removíveis ou fixas.