Principais causas da Apneia do Sono

 

 

Principais causas da Apneia do Sono

Dr. Júlio Fonseca

Principais causas da Apneia do Sono

A apneia do sono é um distúrbio do sono, caracterizado por pausas frequentes na respiração durante o sono. Existem dois tipos de apneia do sono: a apneia obstrutiva do sono e apneia central do sono. Saber mais sobre as causas da apneia do sono pode ajudá-lo a prevenir este distúrbio debilitante, e para que se possa sentir mais enérgico e saudável por muitos anos.

Causas da apneia obstrutiva do sono

A apneia obstrutiva do sono é mais comum do que a apneia central e ocorre quando os músculos da garganta relaxam e bloqueiam as vias aéreas durante o sono. Este mecanismo é o que causa o ronco alto (ressonar), dificuldade em respirar e outros sintomas da apneia obstrutiva do sono. A apneia obstrutiva do sono tem uma prevalência mundial estimada de 22% em homens e 17% em mulheres.

A causa e o fator de risco mais comum da apneia obstrutiva do sono é o excesso de peso ou a obesidade. Pessoas com excesso de peso costumam ter acumulações de gordura ao redor das vias aéreas superiores que dificultam a respiração.

Além da obesidade, outras causas comuns de apneia obstrutiva do sono incluem:

  • Idade avançada;
  • Ser do sexo masculino;
  • Consumo frequente de álcool e sedativos (benzodiazepinas, barbitúricos, soníferos);
  • Tabaco;
  • Congestão nasal;
  • História familiar de apneia do sono;
  • Certos traços físicos (grande circunferência do pescoço, estreitamento da garganta ou das vias aéreas, amígdalas grandes, maxilares de tamanho reduzido).

Alguns destes fatores de risco podem ser controlados, ao passo que outros não. Por exemplo, perder o excesso de peso, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool e sedativos podem reverter a apneia obstrutiva do sono. 

Causas da apneia central do sono

A apneia central do sono ocorre quando o cérebro não consegue enviar sinais aos músculos que controlam a respiração, resultando em falta de ar ou dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir. A apneia central do sono é menos comum que a apneia obstrutiva do sono, mas compartilha algumas das mesmas causas e fatores de risco.

As causas comuns de apneia central do sono incluem:

  • Idade avançada;
  • Ser do sexo masculino;
  • Consumo frequente de opióides, como a metadona;
  • Distúrbios cardíacos, incluindo insuficiência cardíaca congestiva.

A apneia do sono é genética?

A genética pode estar associada à apneia do sono, mas não é um fator de risco importante para esse distúrbio do sono. A evidência científica demonstra que os genes que se acreditam estarem associados à apneia do sono incluem aqueles que desempenham um papel na regulação da respiração, comunicação das células nervosas, controlo do apetite, controlo da resposta inflamatória, desenvolvimento craniofacial e ciclo vigília-sono. No entanto, os comportamentos de saúde e estilo de vida saudável podem ajudar a minimizar essas predisposições genéticas à apneia do sono.

Tratamento das causas da apneia do sono

A apneia do sono pode ser tratada e melhorada com eficácia, fazendo uma série de mudanças saudáveis no estilo de vida e adotando medidas para reduzir o risco de episódios cardíacos e acidentes vasculares. Os tratamentos mais comuns para a apneia do sono incluem a pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) e os aparelhos orais que mantêm a garganta e as vias aéreas abertas, assim como a cirurgia ortognática. Reduzir o excesso de peso, parar de fumar, diminuir a ingestão de álcool e usar terapias alternativas aos sedativos e opioides podem, também, ajudar a reverter os sintomas da apneia do sono.

Caso suspeite que tem ou que conhece alguém que padece destes sintomas, fazer um estudo do sono  e um diagnóstico adequado, podem conduzir a um passo mais próximo de alcançar uma noite de sono de qualidade.

Na Orisclinic encontrará uma equipa médica que o irá aconselhar e orientar para o melhor tratamento. 

Adaptado de :  https://www.sleepassociation.org

Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com