18 Mar De que forma é que um médico dentista o pode ajudar a dormir melhor?
De que forma é que um médico dentista o pode ajudar a dormir melhor?
Já alguma vez lhe disseram que ressona? Ou, por outro lado, o/a seu/sua parceiro/a ressona tão alto que o seu sono é constantemente interrompido? Embora o ronco seja bastante comum, este, às vezes, pode ser o resultado de um problema maior conhecido como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono – SAOS.
O que é a SAOS?
A SAOS está comumente associada ao ato de ressonar e acontece quando as vias aéreas são bloqueadas pelos tecidos moles existentes na parte posterior da garganta, enquanto dorme. Nos casos leves a moderados, a pessoa pode acordar várias vezes por noite.
Embora os homens sejam mais propensos a desencadear esta condição, a SAOS pode afetar qualquer pessoa. Na maioria das vezes, os pacientes que possuam um ou mais dos seguintes parâmetros, podem ter um fator de risco acrescido ao desenvolvimento de SAOS:
- História familiar de roncopatia e SAOS;
- Idade superior a 40anos;
- Excesso de peso ou obesidade;
- Língua grande ou amígdalas pronunciadas;
- Desvios no septo nasal ou sinusite.
O que poderá fazer numa situação destas?
Muitas vezes, a SAOS é associada ao uso de uma máquina de CPAP, indicada para usar durante a noite. Esta máquina foi projetada para forçar o ar a passar pelas vias aéreas, mantendo-as abertas. Embora este seja um tratamento eficaz, a máquina de CPAP é um pouco desconfortável e barulhenta durante o uso.
É neste fase que entra o seu médico dentista. Este pode aconselhar aos seus pacientes o uso de um dispositivo de avanço mandibular personalizado – DAM – , criado com o objetivo de mover confortavelmente a mandíbula para a frente enquanto dorme. O movimento de avanço mandibular ajuda a manter as vias aéreas abertas, reduzindo as hipóteses de estas ficarem bloqueadas. A roncopatia, as apneias leves e moderadas, ou os pacientes não tolerantes ao CPAP poderão ter indicação para DAM.
Se, porventura, desconfia que sofre desta perturbação agende uma consulta com o Prof. Doutor Júlio Fonseca e esclareça todas as suas questões!
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com