Tipos de Aparelho

Aparelho ortodôntico removível

Os aparelhos removíveis são, como o próprio nome indica, aparelhos que o paciente pode remover da boca. Muitos são confecionados em material acrílico e ficam geralmente retidos nos dentes por intermédio de ganchos. São maioritariamente aplicados em dentição mista e podem ser utilizados para tratar pequenos problemas de alinhamento dentário, para corrigir mordidas cruzadas e mordidas abertas e para melhorar o posicionamento dos maxilares, atuando com fins ortopédicos em crianças e jovens em crescimento (aparelhos funcionais). Nesta fase de tratamento podem corrigir um problema ortodôntico existente mas, na maioria das vezes, têm de ser complementados posteriormente com aparatologia fixa bimaxilar. Só funcionam plenamente se o paciente for muito colaborador e utilizar o aparelho o máximo de tempo possível recomendado.

Aparelho ortodôntico fixo

Os aparelhos do tipo fixo são sistemas maioritariamente metálicos e/ou cerâmicos e recebem este nome por serem colados aos dentes através de sistemas adesivos próprios. Funcionam pela interação de diferentes elementos essenciais tais como as bandas, os brackets, os fios ortodônticos e os elásticos. Existem diversos tipos de aparelhos, com origem em diferentes técnicas e filosofias em ortodontia. No entanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de controlar a movimentação dentária. Aplicam-se normalmente quando já toda a dentição definitiva está erupcionada em ambas as arcadas. Permitem resolver a maior parte dos problemas de mau posicionamento dentário sem estarem tão dependentes da colaboração dos pacientes. No entanto, há casos em que a discrepância (tamanho e/ou posicionamento) dos maxilares é muito severa, sendo necessário recorrer à cirurgia ortognática (maxilo-facial) para complementar o tratamento ortodôntico fixo.

Aparelho de contenção

Após a conclusão do tratamento ortodôntico, é necessário utilizar dispositivos que mantenham os dentes nas suas posições. Esta etapa do tratamento é chamada de contenção. Os aparelhos de contenção podem ser removíveis, para serem utilizados durante a noite, ou fixos aos dentes para uso permanente. A opção por dispositivos fixos ou móveis é determinada pelas particularidades de cada caso clínico.

Aparelho ortodôntico lingual

Se precisar de realizar tratamento ortodôntico e a estética for a preocupação principal então a Ortodontia Lingual é a solução. Neste tipo de abordagem os brackets são aplicados sobre as faces internas dos dentes para que não sejam visíveis. O tratamento é totalmente planeado de forma virtual, previamente à colocação dos aparelhos, de forma a otimizar o resultado final e diminuir o tempo de tratamento. Todos os aparelhos são individualizados dente-a-dente para que a sua adaptação seja perfeita, “invisível” e o mais cómoda possível. O aparelho fixo lingual é o único tipo de aparelho que realmente não se vê enquanto se utiliza.

Invisalign

O tratamento ortodôntico com alinhadores Invisalign permite corrigir a posição dos seus dentes sem recorrer a aparelhos metálicos fixos, solucionando desde os casos mais simples aos mais complexos. Cada tratamento é planeado individualmente, de forma virtual, e os alinhadores confecionados para se adaptarem perfeitamente aos seus dentes proporcionando o maior conforto. O facto de serem removíveis permite uma alimentação sem restrições e uma higiene dentária facilitada e como são transparentes é um tratamento bastante estético.

Estas características tornam este tipo de abordagem no tratamento ortodôntico com maior crescimento dos últimos anos principalmente pela qualidade de vida que proporciona aos pacientes.