Medicina Oral

A Medicina Oral é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias dos tecidos moles (gengivas e mucosas) e duros (dentes e ossos) da cavidade oral.

A consulta de Medicina Oral tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias ou lesões da língua, lábios, garganta e boca.  Trata ainda das manifestações orais e dos efeitos adversos dos medicamentos, alterações salivares, dor na região da boca, infeções por vírus como o Herpes ou o HPV, infeções por fungos como a candidíase, assim como as manifestações orais de doenças sistémicas (a anemia, doença crónica intestinal, doenças autoimunes, doença dermatológicas, entre outras patologias sistémicas).

Uma grande parte da população apresenta lesões da mucosa oral e lábios. Algumas destas lesões com aspeto normal podem ser potencialmente malignas ou o primeiro sinal de uma doença sistémica.  Quando se observa uma lesão suspeita, o diagnóstico por um clínico experiente e treinado deve ser a primeira opção. A biópsia da lesão poderá ser aconselhada, permitindo a obtenção de um diagnóstico histológico concreto e aferir o seu eventual carácter maligno.

 

Áreas de Actuação:

Patologia das glândulas salivares

Quistos e tumores da região maxilofacial

Lesões Brancas Orais ou outras

Ulcerações aftosas ou herpes

Candidíase Oral

Síndrome da Boca Ardente ou Síndrome do Ardor Bucal

entre outras…

 

Sintomas mais frequentes de lesões Orais:

Dor ou desconforto nas mucosas orais
Úlceras/feridas na mucosa oral (aftas)
Lesões brancas, vermelhas ou outras na mucosa oral
Lesões que aumentam o volume dos tecidos orais
Dificuldade em mastigar ou engolir
Sensação de boca seca, ardente ou queimada

Ferida oral que não cicatrize no espaço de 3 semanas.

 

O Médico Dentista, experiente e treinado, encontra-se numa posição previligiada para contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro oral. Faça uma consulta de rastreio.

 

Previna. A prevenção do cancro oral assenta, fundamentalmente, na adoção de um estilo de vida saudável, com a eliminação dos fatores de risco, designadamente os hábitos tabágicos e alcoólicos. Por outro lado, devem ser realizadas visitas regulares ao Médico Dentista que permitam um diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas.

 

Como é feito o tratamento?
O tratamento pode incluir não só componente farmacológica, mas também cirúrgica.

 

 

Médico Responsável
Doutor Júlio Fonseca