Imagiologia

A Radiologia é um excelente meio auxiliar de diagnóstico e é fundamental para uma correta avaliação e definição do plano de tratamento a realizar.
De forma a proporcionar aos seus pacientes uma melhoria dos cuidados de saúde prestados, a Orisclinic procura continuamente as melhores soluções tecnológicas, investindo em equipamentos, infraestruturas, recursos humanos qualificados e, ainda, em atividades de investigação e desenvolvimento.
O equipamento de que dispomos corresponde aos mais elevados parâmetros de qualidade de serviço e possibilita-nos a realização de um vasto leque de exames imagiológicos digitais. Tal permite melhor portabilidade e menos radiação.

 

1. Ortopantomografia digital

A ortopantomografia ou radiografia panorâmica possibilita a visualização das estruturas maxilo-mandibulares numa só exposição radiográfica. É um exame radiográfico de eleição pela capacidade de informação útil que é capaz de transmitir. Este exame permite avaliar o número e a posição dos dentes nos maxilares, o estado da erupção dentária, ou seja, avaliar o desenvolvimento dos gérmens dentários dos dentes permanentes, detetar a existência de anomalias dentárias agenesias / (falta de dentes), dentes inclusos, dentes retidos, entre outras e ainda, identificar a morfologia dos côndilos mandibulares e ATMs.


2. Telerradiografia lateral e frontal

Este exame permite realizar um estudo cefalométrico que indica o aumento ou diminuição da dimensão vertical, a dimensão da maxila e da mandíbula, anomalias de desenvolvimento e posicionamento dos maxilares.

Em ortodontia é utilizado para a avaliação do crescimento da face e na pesquisa de assimetrias maxilares e/ou mandibulares, sendo um exame importante no planeamento ortodôntico-cirúrgico em casos de pacientes assimétricos.

 

 

3. CBCT (Cone Beam Computorized Tomography)


O CBCT permite a obtenção de imagens 3D e é o exame complementar que mais está a revolucionar a Medicina Dentária atual. Esta técnica foi especificamente desenvolvida para o estudo das áreas dentárias e do complexo crânio-mandibular, através de imagens tridimensionais. O método de captação da imagem tem a capacidade de minimizar a dispersão da radiação e reduzir a dose de radiação a que o paciente fica sujeito. O software informático otimiza a visualização e utilização dessas imagens, permitindo um melhor entendimento por parte do profissional e também do paciente.


4. Cone Beam da ATM


Trata-se de um exame radiológico 3D que permite o estudo da articulação temporomandibular.
Fornece informações valiosas a respeito da anatomia da ATM, assim como o posicionamento, o grau de movimentação e a relação com as estruturas circunvizinhas.