Síndrome da Boca Ardente – SBA

Síndrome da Boca Ardente – SBA

O que é o Síndrome da Boca Ardente?

O Síndrome da Boca Ardente (SBA) é uma sensação de calor/ardor que pode afetar a língua, os lábios, o palato ou outra área, em qualquer parte da cavidade oral. Este, por vezes, é também denominado de “glossodinia” ou “burning south syndrome”.

Esta sensação aparece quando há alterações na forma como os nervos orais enviam mensagens ao cérebro – por exemplo, relativamente ao paladar e à temperatura. Quando o cérebro não entende estas mensagens corretamente, pode causar a sensação de dor ou queimadura.

Embora algumas partes da cavidade oral possam parecer que estão a queimar, estas não se encontrarão quentes ao toque. O paciente pode não conseguir ver nenhuma causa aparente de dor ou vermelhidão nas áreas que estão com sensação de dor. A mucosa oral terá um aspeto normal. 

O que causa o SBA?

Muitas vezes a causa do SBA em alguns pacientes é desconhecida ou difícil de esclarecer. Algumas causas possíveis incluem:

  • Alterações hormonais;
  • Stress, ansiedade ou depressão;
  • Problemas no sistema imunitário;
  • Danos nos nervos que controlam o paladar ou a dor;
  • Uma reação a certos tipos de pastas de dentes ou colutórios/elixires, ou até mesmo alimentos;
  • Próteses mal ajustadas ou alergia a algum material usado na confeção das próteses removíveis. 

Existem condições médicas que possam estar na origem desta síndrome? 

Sim, existem algumas condições médicas que podem causar SBA, tais como:

  • Boca seca;
  • Refluxo gastroesofágico (quando o ácido do estômago sobe para a boca);
  • Aftas ou candidíase oral;
  • Deficiências nutricionais (como por exemplo, quando o corpo não produz ou não armazena o ferro, a vitamina B12 ou o ácido fólico suficiente);
  • Diabetes;
  • Problemas de tiroide ou outras alterações hormonais.

Em alguns casos, o SBA pode ter mais de uma causa.

Que tipo de pacientes podem ser afetados?

Qualquer tipo de pessoa pode ser afetado pelo SBA, porém é mais comum em pessoas de meia-idade, do sexo feminino, ou na menopausa.

Que tipo de sintomas posso ter?

Os pacientes poderão ter uma sensação de queimadura moderada a grave na língua, palato, lábios, gengivas ou na parte interna da bochecha.

Para alguns pacientes, essa sensação começa logo de manhã e atinge um pico ao fim do dia, diminuindo, por norma, à noite. Alguns dos pacientes têm a sensação de queimadura o tempo todo, ao passo que para outros a dor vem e vai.

Outros sintomas podem incluir dormência ou formigueiro na boca ou na língua, sabor amargo ou metálico ou boca seca ou dorida.

Os pacientes descrevem, regra geral, o SBA como se tivessem escaldado a boca com comida ou bebida quente.

 

Como é feito o diagnóstico?

O seu médico dentista examinará a sua cavidade oral por completo, de modo a tentar encontrar a causa do problema. O seu histórico médico também será analisado (traga toda a medicação e historial médico consigo). Se necessário o Médico Dentista solicitará exames sanguíneos ou zaragatoas, com o intuito de avaliar infeções, deficiências nutricionais ou outras condições médicas.

 

Que tipos de tratamentos existem?

Os tratamentos para o SBA podem variar dependendo das causas. Pode ser necessário o ajuste ou substituição de próteses dentárias ou a prescrição de medicação.

Alguns médicos podem aconselhar psicoterapia e antidepressivos de baixa dosagem, uma vez que o SBA pode desgastar psicologicamente os pacientes e causar depressão, devido à batalha diária com a dor. A sua medicação usual pode, também, sofrer alterações ou ajustes de dosagem se o SBA for causado por xerostomia (diminuição da secreção salivar, efeito colateral de alguns medicamentos).

Como posso aliviar os sintomas sozinho?

  • Beber água com frequência;
  • Sorver gelo picado;
  • Mascar pastilhas sem açúcar – ajuda a produzir mais saliva, o que ajuda a impedir que a boca fique seca;
  • Evitar tudo o que possa provocar irritação oral, como alimentos quentes e condimentados, elixires que contenham álcool ou frutas e sumos ácidos;
  • Evitar o uso do tabaco e bebidas alcoólicas.

 

O que devo fazer se achar que tenho ardor na boca?

Antes de mais, consulte a ORISCLINIC para uma avaliação.  A equipa irá perceber se a causa é de origem dentária, como por exemplo desajuste das próteses ou ‘boca seca’. Caso se confirme a causa de origem dentária, o seu médico dentista procederá ao ajuste das suas próteses – caso as use – e poderá, também, avaliar se é alérgico ao material do qual estas são feitas. Produtos para aliviar a sensação de boca seca ou para tratar uma infeção fúngica, também lhe serão prescritos em caso de necessidade.

Caso não seja encontrada uma causa de origem dentária, o seu médico dentista irá avaliar e estudar outras causas de forma a chegar a um resultado conclusivo. 

Qual a durabilidade do SBA?

Sem uma identificação da causa, o SBA é uma condição de longo prazo que pode afetá-lo por meses, anos ou, talvez, para o resto da sua vida.

É importante que vá registando as alterações que vão surgindo, positivas ou negativas, em resposta aos diferentes tipos de tratamento aplicados. Deste modo, o seu médico dentista terá uma noção mais precisa do tratamento mais adequado para si.

Conheça a Equipa Médica Orisclinic que o pode ajudar!


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com