Osteoporose e Saúde Oral

Osteoporose e Saúde Oral

É importante informar o seu médico dentista/higienista oral relativamente a toda a medicação que toma, uma vez que determinados medicamentos podem influenciar o tratamento dentário a ser realizado.

Este é o caso dos bifosfonatos – medicamentos prescritos para fortalecer os ossos –, associados a uma condição rara, mas grave, chamada osteonecrose dos maxilares e que acarreta graves consequências. Os bifosfonatos normalmente são receitados para prevenir ou tratar a osteoporose e podem ser tomados por via oral – comprimidos- ou endovenosa – injetados uma vez por ano.

Como é que os bifosfonatos podem influenciar o tratamento dentário?

Embora a osteonecrose dos maxilares possa ocorrer de forma espontânea, esta ocorre usualmente após a realização de procedimentos dentários que envolvem o osso – por exemplo, a extração de um dente ou colocação de um implante. Certifique-se que informa o seu médico dentista no caso de estar a tomar bifosfonatos, para que este possa ter esse fator em consideração ao delinear o seu plano de tratamento, de forma a evitar este tipo de tratamentos mais invasivos e até comunicar com o médico se considerar necessária a suspensão do medicamento.

Mantenha visitas regulares ao seu médico dentista/higienista oral.

Se estiver a realizar um tratamento para a osteoporose com bifosfonatos, não necessita de adiar a sua consulta de medicina dentária, uma vez que o risco de desenvolver osteonecrose dos maxilares é muito baixo e apenas está associado a alguns (poucos) tratamentos. Pelo contrário, as patologias orais não tratadas podem progredir para algo mais severo, o que aumenta a probabilidade de vir a precisar de um tratamento mais invasivo e que envolva o osso. Por isto, idealmente, estes pacientes devem informar o médico dentista e fazer um controlo dentário rotineiro antes de iniciar a terapia com bifosfonatos, para que qualquer patologia oral possa ser tratada, e durante a mesma, para evitar a progressão de eventuais patologias para algo mais grave.

Converse com seu médico antes de parar a toma dos seus medicamentos.

Antes de parar a toma de qualquer medicamento, converse com o médico que lhos receitou sobre essa possibilidade e as razões para tal.

Os sintomas de osteonecrose dos maxilares incluem:

– dor, inchaço ou infeção a nível da gengiva ou maxilares;
– gengivas feridas ou recentemente tratadas e que não cicatrizam;
– dentes com mobilidade acentuada;
– dormência ou sensação de pressão nos maxilares;
– osso exposto.

Contacte-nos de imediato, caso desenvolva algum destes sintomas espontaneamente ou após o tratamento dentário.


Contactos: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com