4 opções possíveis para substituir dentes perdidos

4 opções possíveis para substituir dentes perdidos

Substituir dentes perdidos

Na Medicina Dentária, procuramos garantir que nossos pacientes tenham dentes saudáveis e fortes, que lhes permitam comer, sorrir e falar com confiança. Embora estejamos sempre em busca de preservar os dentes naturais de um paciente, por vezes deparamo-nos com situações em que o/os dente/s têm de ser extraídos e, consequentemente, substituídos.

Nesses casos, o seu médico dentista irá ajudar a encontrar as melhores opções de substituição do dente. A melhor opção é sempre diferente de paciente para paciente, com base na sua situação, orçamento e saúde oral e geral.

 

Quais são as opções de substituição dentária disponíveis? 

 

Implantes dentários

Os implantes dentários são uma opção popular para substituir um único dente, alguns dentes ou até mesmo para suportar uma prótese total. Os implantes criam uma base sólida para dentes fixos ou removíveis, substituindo as raízes dos dentes por uma espécie de parafuso de titânio e fixando os dentes substitutos nesse mesmo lugar.

Normalmente, os implantes requerem várias etapas:

  1. Consulta de avaliação, planeamento e orçamento;
  2. Consulta pré-cirúrgica;
  3. Colocação cirúrgica do implante;
  4. Período de osteointegração;
  5. Colocação das coroas definitivas/ponte/prótese sobre os implantes.

 

Benefícios dos Implantes Dentários 

  • Os implantes dentários são fixos e funcionam de forma semelhante a um dente natural;
  • Os implantes dentários, com os devidos cuidados rigorosos, podem durar uma vida inteira;
  • Implantes dentários ajudam a preservar o osso no mesmo nível, isto é, evitar a sua reabsorção e, consequentemente, a manter os respetivos tecidos moles (gengiva);
  • Os implantes dentários podem ser individualizados para substituir um único dente, sem depender de dentes adjacentes e por isso sem ter que lhes remover estrutura.

 

Pontes Fixas 

Uma ponte fixa serve para substituir um dente e é mantida no lugar por dentes pilares em ambos os extremos do espaço desdentado. Enquanto uma ponte fixa convencional usa coroas dentárias nos dentes pilares, pontes fixas adesivas usam uma que é colada na parte de trás do(s) dente(s) pilar(es). Este tipo de restauração convencional só pode ser usado quando existe um dente natural em ambos os lados do espaço a preencher e, em alguns casos das pontes adesivas, apenas um dente num dos extremos.

Benefícios das pontes fixas 

  • As pontes fixas esteticamente, assemelham-se a dentes naturais e funcionalmente são um elemento fixo;
  • São mais baratas do que os implantes dentários;
  • Não é necessário remover este tipo de pontes para as higienizar ou para comer, necessitando, contudo, de uma higiene rigorosa sob a restauração e em volta dos dentes pilares.

 

Próteses Parciais Removíveis

As próteses parciais removíveis convencionais são mais volumosas e podem causar reabsorção óssea. Com o tempo, a prótese pode ficar mais solta devido a esta reabsorção óssea, tornando mais difícil as funções da fala e mastigação, pelo que devem ser ajustadas de vez em quando. A higiene oral é fácil de manter com este tipo de prótese, pois se pode remover, permitindo livre acesso aos dentes e tecidos.

Benefícios das Próteses Parciais Removíveis

  • Esta é geralmente uma opção economicamente acessível em comparação aos implantes ou pontes fixas;
  • Este tratamento é não invasivo em comparação às pontes fixas e implantes dentários.

 

Próteses Implantossuportadas

As próteses implantossuportadas são mais resistentes do que as próteses convencionais, uma vez que usam implantes – fixos no osso- para obter retenção. Este tipo de próteses têm um design em forma de ferradura, o que permite uma redução do volume, mantendo o palato livre. Ao mesmo tempo permite, melhor capacidade de mastigação e de saborear os alimentos.

Benefícios das próteses suportadas por implantes

  • Opção acessível para melhoria significativa da capacidade de mastigar e sorrir;
  • Os implantes fornecem suporte, o que elimina a necessidade do uso de adesivos;
  • Manter e limpar a prótese é acessível;
  • Preserva osso, tecido gengival e tónus muscular.
Fonte: https://www.dentalassociates.com

Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com