O que fazer no caso de sofrer de sensibilidade dentária?

O que fazer no caso de sofrer de sensibilidade dentária?

Evitar bebidas quentes e/ou frias e alimentos doces e/ou ácidos, porque sabe que estes lhe poderão causar dor nos seus dentes, é um sinal de sensibilidade dentária!

Este incómodo causado por estas condições é bastante desconfortável e muito comum entre boa parte das pessoas.

No entanto, quem sofre com este problema pode conseguir diminuir os seus efeitos com algumas medidas simples, mas eficazes. Estas alternativas podem amenizar os efeitos da sensibilidade dentinária e dependendo da causa, estas podem até sanar completamente o problema.

Conheça algumas alternativas que, dependendo da causa da sensibilidade, podem trazer alívio, gradual, dos sintomas: 

Cuide do esmalte dos seus dentes

Antes de entender a dor, deve saber que o seu dente é constituído por três camadas:

  • o esmalte: é a camada externa, a mais dura, e a que protege todo o dente
  • a dentina: é a mais macia e a que protege a polpa.
  • a polpa: é a parte mais interna e onde se encontram os nervos.

Resumindo, da camada externa para a interna, temos o esmalte, a dentina e a polpa.

Desta forma, o esmalte é a camada externa do dente e o material mais duro do nosso organismo, tendo como função, entre outros, a proteção dos nossos dentes. Quando esta camada protetora começa a desaparecer devido a agressões ou desgaste, a camada subjacente do dente transmite os estímulos às terminações nervosas da polpa, as quais começam a causar dor ou desconforto. 

 

Não escove os dentes com muita força.  

Escovar os dentes de um lado para o outro – com um movimento horizontal – sobre a linha da gengiva pode fazer com que o esmalte desapareça mais rapidamente. O ideal será utilizar uma escova de dentes com cerdas médias, escovando com um ângulo de 45 graus em relação à gengiva e com movimentos rotatórios.

 

Evite alimentos/bebidas ácidas ou com alto teor de açúcar. 

Refrigerantes, doces pegajosos, sumo de limão/de laranja, alimentos com elevado teor em açúcares refinados – todos estes alimentos acabam por degradar o esmalte: os alimentos e bebidas ácidos causam erosão do esmalte pela presença do ácido; também os alimentos e bebidas açucarados são transformados em ácido pelas bactérias orais e, consequentemente, danificam o esmalte.

Quando se comem alimentos ácidos, como tomate, laranja, limão ou ananás, o esmalte dos dentes fica mais frágil e propenso à abrasão da escova. Deixar passar algum tempo antes da lavagem ajuda a que o pH da boca volte ao normal e o esmalte remineralize.

 

Bruxismo

O bruxismo também irá provocar o desgaste do esmalte, provocando a sensibilidade. O tratamento para este problema irá depender da gravidade da situação, algo que só pode ser avaliado por um profissional. (Orisclinic – Prof. Doutor Júlio Fonseca)

 

Faça uma pausa no branqueamento dentário

A procura por dentes mais brancos pode causar dor. Felizmente, a sensibilidade causada pelo branqueamento dentário é temporária. 

 

Chegar à raiz do problema

No entanto, a sensibilidade dentária pode ser um sinal de outros problemas, tais como:

Retração gengival

As gengivas podem afastar-se dos dentes por diversas razões, deixando a superfície radicular dos dentes exposta. Como as raízes dos dentes não são revestidas por esmalte, estas transmitem os estímulos às terminações nervosas da polpa, causando dor. O seu médico dentista poderá aconselhá-lo sobre as soluções adequadas ao seu caso de retração gengival, podendo ser necessário recobrir o defeito com uma restauração, recobrimento radicular através de um enxerto gengival ou até correção da posição do dente com um tratamento ortodôntico.

Doenças periodontais

A acumulação de placa bacteriana e tártaro nos dentes pode fazer com que as gengivas recuem. Esta acumulação pode conduzir ao aparecimento de doenças gengivais, como a gengivite – sangramento gengival, gengiva inchada, vermelha e com dor – e até, em casos mais severos, à periodontite – reabsorção do osso, acompanhada por retração gengival, movimento dentário, mau hálito, entre outros. 

 

Tratamento

O solução para a sensibilidade dentária poderá, portanto, passar por diferentes tipos de tratamento, dependendo da causa:

  • Pasta de dentes para dentes sensíveis;
  • Aplicações de gel de flúor;
  • Aplicação de géis dessensibilizantes;
  • Restauração que recubra a superfície radicular;
  • Enxerto gengival;
  • Tratamento ortodôntico;
  • Goteira de relaxamento noturna, no caso de ranger ou apertar os dentes.

Em casos mais graves ou extensos, o tratamento endodôntico poderá ser a solução mais viável e eficaz para eliminar a dor.  

Após a leitura deste artigo, algumas dúvidas permanecem? Entre em contacto conosco e agende a sua consulta! Teremos todo o gosto em ajudá-lo(a)!


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com

Fonte – https://www.dentalhealth.org