06 Dez Mitos sobre o Tratamento Endodôntico (Desvitalização)
Mitos sobre o Tratamento Endodôntico (Desvitalização)
O facto de ter de realizar um tratamento endodôntico (desvitalização) poderá deixar o paciente com medo ou inquieto, caso este não esteja familiarizado com o procedimento. Existem crenças muito comuns de que os tratamentos endodônticos, causam dor e devem ser evitados a todo o custo. Contudo, estas crenças não são fundamentadas, sendo, exactamente o oposto: a dor, a inconveniência e o custo de evitar o tratamento endodôntico em prol da extração do dente ou de uma abordagem de esperar para ver, podem ser facilmente evitados. Quanto mais adiar o tratamento, maior será o risco de perder o seu dente.
Fique mais tranquilo enquanto nós esclarecemos três dos mitos mais comuns sobre o tratamento endodôntico:
Mito nº1: O tratamento endodôntico é doloroso
Há décadas, poderá ter sido um dos casos, mas com a mais recente e moderna tecnologia aliada ao poder dos anestésicos, os pacientes tendem a não sentir qualquer tipo de dor ou desconforto durante o procedimento. Uma dor de dentes forte é, geralmente, causada por danos nos tecidos do dente, que podem ser facilmente reparados quando um endodontista (médico especialista em desvitalizações) remove o tecido danificado através da realização de tratamento endodôntico. A maioria dos casos pode ser tratada de forma rápida e confortável.
Mito 2: O tratamento endodôntico promove o aparecimento de doenças
Informações que possa encontrar na Internet ou noutro lugar, alegando que, se realizar um tratamento endodôntico é muito provável que adoeça ou contraia uma doença no futuro, simplesmente não são verdadeiras. Este tipo de falsas informações foi baseada em pesquisas há muito desmentidas, muito antes da medicina moderna compreender as causas de muitas doenças. Não existe evidência científica válida que relacione o tratamento endodôntico ao aparecimento de doenças noutras partes do corpo.
Mito 3: É melhor arrancar um dente do que fazer um tratamento endodôntico
Salvar os dentes naturais, quando possível, é sempre a melhor opção. O tratamento endodôntico tem uma alta taxa de sucesso e muitos dentes desvitalizados duram a vida toda. Substituir um dente extraído por uma ponte ou implante requer mais tempo de tratamento e pode resultar em procedimentos adicionais para dentes vizinhos e tecidos de suporte.
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com