09 Nov Mau Hálito: 6 causas – 6 soluções
Mau Hálito: 6 causas – 6 soluções
Estudos recentes demonstram que 50% dos adultos já tiveram episódios de mau hálito ou halitose, em algum momento nas suas vidas.
O que causa o mau hálito?
Há uma série de razões pelas quais poderá sofrer de mau hálito. Apesar de muitas dessas causas serem inofensivas, o mau hálito, às vezes, pode ser um sinal de algo mais grave.
Bactérias
O mau hálito pode surgir a qualquer momento, graças aos vários tipos de bactérias causadoras de mau hálito, que vivem naturalmente na cavidade oral, em elevado número. A cavidade oral funciona como uma espécie de estufa natural, permitindo que esses tipos de bactérias cresçam. Quando é feita uma ingestão de alimentos, as bactérias alimentam-se dos resíduos alimentares acumulados na boca e, consequentemente, produzem compostos voláteis que são a causa do “mau cheiro”.
Boca Seca
Tem sensação de boca seca? Então as suas glândulas salivares podem não estar a produzir saliva suficiente. A saliva é muito importante, pois funciona 24 horas por dia para ir mantendo a boca limpa. Se não produz saliva suficiente, então a sua boca pode não estar a ser limpa de forma eficaz. A sensação de boca seca pode ser causada por determinados medicamentos, problemas nas glândulas salivares ou simplesmente por respiração bucal. Fale connosco para podermos ajudar.
Doenças Gengivais
O mau hálito que não desaparece, ou um sabor desagradável constante na boca, pode ser um sinal de alerta de doença gengival avançada.
Tabagismo
Fumar pigmenta os dentes, confere mau hálito e aumenta o risco de desenvolvimento de problemas de saúde geral. O tabaco reduz a capacidade de saborear os alimentos e provoca irritação nos tecidos gengivais. Os pacientes que fumam são mais propensos a sofrer de doenças gengivais. Como fumar afeta, também, o olfato, os fumadores podem não ter consciência do cheiro do seu hálito.
Condições médicas
Infeções orais podem causar mau hálito. No entanto, no caso do seu médico dentista ter descartado todas as possíveis causas de origem oral e sendo um paciente que escova os dentes e usa fio dentário diariamente, o seu mau hálito pode ser resultado de um problema sistémico, como sinusite, refluxo gastroesofágico, diabetes, doença hepática ou renal.
Como posso manter o mau hálito longe?
Escovagem dentária e fio dentário/escovilhões
Escove os dentes, pelo menos, duas vezes por dia e utilize o fio dentário/escovilhões, uma vez por dia, diariamente, a fim de eliminar todas as bactérias causadoras de mau hálito.
Colutório
Os colutórios de venda livre podem ajudar a matar bactérias ou a neutralizar e mascarar temporariamente o mau hálito.
Higienize as suas próteses
As próteses removíveis devem ser removidas à noite, antes de ir dormir. Deve, ainda, proceder à higienização das mesmas, de forma cuidada e diária.
Parar de fumar
Abandonar este hábito perigoso é bom para a sua saúde em geral, em vários aspetos. Para além de ter um hálito mais aceitável, terá, ainda, uma melhor qualidade de vida.
Visite o seu médico dentista/higienista oral regularmente
Se está preocupado com o que lhe poderá estar a causar mau hálito, marque já uma consulta com seu médico dentista/higienista oral. Observações regulares da cavidade oral permitem uma deteção precoce de quaisquer problemas, como gengivite ou sensação de boca seca. Se o seu médico dentista/higienista oral concluir que a sua boca está saudável, este pode encaminhá-lo para o seu médico de família.
Fonte: https://www.mouthhealthy.org/
Dr.ª Andreia Gonçalves – Higienista Oral
Dr. Orlando Martins – Periodontologista
Dr. José Miguel Oliveira – Médica Dentista
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com