30 Jun Higienização interdentária: Qual o método mais eficaz?
Higienização interdentária: Qual o método mais eficaz?
A higiene interdentária, isto é, entre os dentes, deve ser efetuada com fio/fita dentária e/ou escovilhões e funciona como um complemento adicional à escovagem dentária, uma vez que a escovagem por si só não alcança com eficácia os espaços interdentários.
O espaço interdentário é uma área “escondida” e de difícil acesso, tornando-se crítico para higienizar. Quando não higienizado corretamente, este espaço acaba inflamado, favorecendo o aparecimento de doenças gengivais, como a Gengivite ou Periodontite.
Estudos recentes demonstram que, no que diz respeito à gengivite, a utilização do fio/fita dentária e/ou escovilhões em combinação com a escovagem dentária proporcionam um benefício significativo em comparação com a escovagem dentária isolada.
De entre os dispositivos de higiene interdentária, salienta-se que os escovilhões são mais eficazes que o fio/fita dentária, por abrangerem uma maior área. A escolha do tipo de escovilhão e de uma correta técnica de utilização devem ter em consideração as características dos espaços interdentários, bem como as características individuais de cada paciente. Onde não existir espaço para passar o escovilhão, o fio/fita dentária deve ser a opção escolhida como substituto. O escovilhão deve ser de fácil utilização, sem causar danos nos tecidos moles. Os mesmos devem ser cilíndricos e não cónicos, para que a higienização do espaço interdentário ocorra nas duas faces do dente.
Actualmente, existem variadas ofertas de dispositivos de higiene interdentária no mercado, contudo, o ideal será sempre falar com o seu médico dentista ou higienista oral, para que em conjunto consigo, encontre a melhor e mais adequada solução para si.
Conheça a Equipa Médica Orisclinic que o pode ajudar!
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com