28 Dez Higienização interdentária: o segredo por trás de um sorriso verdadeiramente saudável
Higienização interdentária: o segredo por trás de um sorriso verdadeiramente saudável
Quando pensamos em manter uma boca saudável, a escovagem dos dentes deve ser a principal prioridade. Escovar os dentes duas vezes por dia, com uma pasta de dentes fluoretada (pelo menos 1450ppm de flúor para os adultos), é a base de um sorriso saudável. Porém, existe um fator adicional que potencia a sua saúde oral: a higienização interdentária (limpar entre os dentes).
Embora a escovagem seja a forma mais eficaz de manter os dentes limpos, esta abrange apenas 60% das superfícies dos dentes. Usar fio/fita dentária e/ou escovas interdentárias – escovilhões – para limpar os espaços entre os dentes, é uma tarefa relativamente fácil e muito importante para impulsionar a saúde do seu sorriso.
Porque é que a higienização interdentária é tão importante?
A placa bacteriana também se acumula entre os dentes, onde uma escova de dentes não consegue chegar.
Com o passar do tempo, a placa bacteriana conduz ao aparecimento de cárie dentária, inflamação gengival e mau hálito. Para evitar que tal aconteça, torna-se essencial o uso de fio/fita dentária e/ou de um escovilhão, como parte integrante da rotina de higiene oral diária. Como complemento à escovagem dentária diária, é uma maneira fácil e eficaz de manter as gengivas e os dentes saudáveis e o seu uso é recomendado, todos os dias, pelo menos uma vez por dia.
Quando se começa a usar fio/fita dentária e/ou escovilhão pela primeira vez, os tecidos gengivais podem ficar um pouco doridos e hemorrágicos por estar a remover a placa bacteriana, contudo não é aconselhado interromper a sua utilização, apesar do sangramento gengival ser, por norma, um sinal de inflamação. Também poderá ser uma questão de técnica e por isso será indicado visitar o seu profissional de saúde para que este o instrua sobre a melhor forma de utilizar esses meios de escovagem interproximal sem se magoar.
Escolher o tamanho certo do escovilhão
Existem diversos tamanhos de escovilhões à venda, que vão variando de marca para marca, o que pode dificultar a sua tarefa na hora de escolher o tamanho ideal para os espaços entre os seus dentes.
De modo a saber quais os escovilhões mais adequados ao seu caso e os seus respetivos tamanhos, peça ajuda ao seu médico dentista/higienista oral (link para a consulta da dra andreia), uma vez que estes possuem técnicas e instrumentos que permitem obter essa informação de forma fidedigna.
Enquanto aguarda pela consulta com o seu profissional de saúde, seguem alguns conselhos de utilização que podem ajudar:
- Utilizando um espelho como auxílio, insira o escovilhão entre os dentes, junto à gengiva. Comece com o escovilhão de menor tamanho e vá aumentando até que as cerdas do escovilhão toquem na superfície do dente e no tecido gengival.
- O escovilhão deve ter um ajuste confortável, porém o arame central, apesar de revestido, não deve tocar nas laterais dos dentes ou nas gengivas. Nunca force o escovilhão a entrar num determinado espaço.
- Uma vez inserido no espaço, mova o escovilhão em todo o seu comprimento para a frente e para trás, cerca de 2-3 vezes. Certifique-se que higieniza todos os espaços entre os dentes, pelo menos, uma vez por dia.
- Muito provavelmente precisará de dois ou três tamanhos diferentes ou de uma combinação de escovilhões e fio/fita dentária – tudo depende dos espaços existentes entre os dentes que variam dentro da mesma boca.
Como utilizar os escovilhões
A utilização de uma técnica correta é fundamental para que se tire o melhor aproveitamento possível da higienização interdentária. Siga os seguintes passos:
- Coloque o escovilhão num ângulo de 90º em relação às gengivas;
- Pressione levemente a ponta do escovilhão no espaço entre dois dentes;
- Deslize o escovilhão, sem fazer força, entre os dois dentes;
- Passe-o por água e repita o processo até todos os espaços interdentários ficarem limpos.
Como utilizar o fio dentário?
O uso do fio dentário poderá ser doloroso/desconfortável quando este não é utilizado de forma mais correta.
Certifique-se de que desliza suavemente o fio entre os dentes, ou, no caso de ter os espaços interdentários mais apertados, faça pequenos movimentos horizontais e em direção à gengiva, pois os movimentos rápidos e com mais força apenas em direção à gengiva poderão causar dor e hemorragia. Sangrar das gengivas pode, também, significar que o fio dentário não está a ser utilizado com a frequência adequada e que tem tártaro acumulado. O fio dentário deve ser usado, pelo menos, uma vez por dia.
Se precisar de ajuda, a nossa Higienista Dentária – Dr.ª Andreia Gonçalves – poderá ajudá-lo(a).
Fonte: https://www.dentalhealth.org/
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com