Gengivite e Periodontite – Prevenção

Gengivite e Periodontite – Prevenção

As doenças gengivais – Gengivite e Periodontite – podem ser evitadas se cuidarmos das nossas gengivas e dentes. Isso significa adoptar hábitos de higiene oral adequados e fazer check-ups profissionais regularmente (uma a duas vezes por ano). 

A inflamação gengival (gengivite) não se desenvolve se não houver placa bacteriana nos dentes e a periodontite não se desenvolverá se não houver previamente gengivite. Uma boa higiene oral contínua em casa, a remoção regular do tártaro em consultório dentário e o tratamento dos fatores de risco – como o tabagismo e a má alimentação – são os principais passos para prevenir a periodontite.

Higiene Oral em casa 

Os elementos básicos de uma boa higiene oral são:

  • Escovar os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, durante dois minutos, usando uma escova eléctrica ou manual, média ou macia;
  • Higienizar os espaços interdentários (entre os dentes), pelo menos uma vez por dia, usando escovilhões e/ou fita dentária. No caso de utilizar escovilhões, poderá necessitar de mais do que um tamanho, dependendo dos espaços existentes entre os dentes. Este tipo de higiene deve ser feita antes da escovagem dos dentes;
  • Terminada a remoção mecânica da placa bacteriana (escovagem dos dentes e higiene interdentária), poderá complementar a mesma com a realização de bochechos com colutórios orais de base não alcoólica – pergunte ao seu profissional de saúde oral qual o mais indicado para si.

Deve haver um cuidado especial ao higienizar dentes tortos ou apinhados, zonas de restauração, coroas ou próteses fixas, garantindo que todo o seu redor é limpo, pois é nos locais de mais difícil acesso que a placa bacteriana se costuma depositar mais facilmente.

A higiene oral diária pode, portanto, variar amplamente de pessoa para pessoa, tornando-se importante consultar o seu Médico Dentista ou Higienista Oral para saber quais as técnicas mais adequadas a si e às suas necessidades, e como executá-las da melhor forma.

Check-up Dentário regular

Para prevenir tanto a gengivite como a periodontite, as suas gengivas devem ser examinadas regularmente no consultório dentário. Deste modo, se houver sinais de gengivite ou periodontite, estas podem ser detectadas precocemente e o tratamento pode ser realizado de imediato. Tratamentos iniciados numa fase mais inicial das doenças gengivais podem evitar danos maiores às estruturas que suportam os dentes no seu lugar.

Os intervalos para a realização de consultas em fase de manutenção depende do perfil de risco do paciente e são geralmente de três, quatro ou seis meses. Contudo, a frequência das consultas dependerá da eficácia da higiene oral efectuada em casa, da extensão da inflamação gengival e da presença de bolsas periodontais residuais. 

 

Abordar factores de risco

Há fatores de risco que podem contribuir para a prevenção do aparecimento das doenças gengivais. O seu controlo exige o contributo do paciente, médico dentista ou higienista oral e, nalgumas ocasiões, do médico de saúde familiar. Deixar de fumar, evitar ou reduzir o stress e ansiedade, manter uma dieta saudável e equilibrada e praticar exercício físico contribuem para a prevenção do aparecimento de doenças gengivais.

No nosso site poderá encontrar, também, informação adicional relevante na área da Periodontogia.

Conheça a Equipa Médica Orisclinic que o pode ajudar!


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com