Dores de cabeça e Saúde Oral

Dores de cabeça e Saúde Oral

Estima-se que 80% de todas as dores de cabeça ocorrem por tensão muscular. Mas, sabia que muitas das dores de cabeça de tensão estão relacionadas com bruxismo? Este artigo explica como as dores de cabeça podem resultar do stress dentário e como o seu médico dentista poderá ajudar a tratá-las.

 

Aproximadamente 40% de todos os indivíduos “saudáveis” sofrem de dores de cabeça crónicas. A dor de cabeça não é algo novo. Ao longo dos anos, aprendemos muito sobre o que causa as dores de cabeça e como tratá-las. Hoje, há uma perceção crescente de que uma causa comum das dores de cabeça de tensão é o ato de apertar ou ranger os dentes (bruxismo).

 

Dores de cabeça devido ao Bruxismo


Como é que o bruxismo pode causar dor de cabeça? As cefaleias de tensão resultam de uma tensão ou contração muscular. Quando os músculos são mantidos em tensão por longos períodos de tempo, estes começam a doer. Uma cefaleia de tensão pode ocorrer num ou nos dois lados da cabeça, ou pode envolver a cabeça como se uma faixa apertada fosse enrolada em torno dela. A dor parece uma dor surda e não latejante. Sinais específicos que indicam que a dor de cabeça pode ter origem em tensão dentária incluem:

 

  • Dor atrás dos olhos;
  • Músculos da mandíbula doridos ou músculos fatigados ao acordar;
  • Ranger ou apertar os dentes;
  • Clicar ou estalar as articulações da mandíbula;
  • Cabeça e/ou couro cabeludo doridos ao toque.

Os músculos que controlam a mandíbula e mantêm a cabeça ereta são muito complexos. Muitas pessoas não percebem que, sempre que engolem, os dentes superiores e inferiores devem-se unir de forma leve para apoiar a mandíbula contra o crânio. Os músculos sobrecarregados ficam tensos. Quando os músculos estão sob tensão constante, estes poderão ficar, eventualmente, doridos.

 

Dor Referida


A dor pode ser sentida nas bochechas ou nas articulações da mandíbula. Porém, muitas vezes, a dor é “referida” para outras áreas da cabeça. Dor referida é quando uma dor tem origem numa parte do corpo diferente da área onde é sentida. É comum pacientes com dor cervical teram dor referida para a cabeça, e é por isso que na OrisClinic trabalhamos em equipa multidisciplinar com um fisioterapeuta.



Desequilíbrio muscular

A cabeça encontra-se delicadamente equilibrada no topo da coluna vertebral pelos músculos da mandíbula, do pescoço, dos ombros e das costas.  Quando os músculos estão tensos, estes encurtam. Desta forma, quando apenas um único músculo da mandíbula, pescoço ou ombro fica encurtado, todos os outros músculos são forçados a trabalhar em excesso para manter a cabeça equilibrada no topo da coluna vertebral.  Quando os músculos ficam doridos, um ciclo vicioso começa: a contração muscular aumenta, o que por sua vez aumenta a dor.



Tratamento Médico-Dentário

Caso suspeite que as suas dores de cabeça podem ser causadas por bruxismo deverá agendar uma consulta de avaliação (Prof. Doutor Júlio Fonseca) . O médico dentista examinará os seus dentes, músculos e articulações da mandíbula, de modo a determinar se o bruxismo é a fonte das suas dores de cabeça. Nesse caso, o tratamento envolverá metodos conservadores, como uma goteira , medicação e fisioterapia, para que os músculos possam funcionar sem esforço e tensão extra. Aconselhamento ou treino de relaxamento também poderão ser úteis para lhe ensinar alguns métodos para relaxar os músculos e identificar as fontes de stress emocional. 

Fonte: https://www.aacfp.org/page/HeadacheDental

Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com