Doenças Peri-implantares Explicadas

 

 

Doenças Peri-implantares Explicadas

ORISCLINIC - INSTAGRAM-2

A causa das Doenças Peri-implantares são as bactérias presentes na placa bacteriana. 

Se a higiene oral diária for inadequada, as bactérias irão depositar-se na superfície do implante causando, deste modo, inflamação nos tecidos moles (gengiva) em torno do implante, usualmente conhecida como Mucosite Peri-implantar. 

Caso esta não seja diagnosticada e tratada a tempo, a Mucosite pode progredir para uma condição mais perigosa, chamada Peri-implantite, na qual existe uma maior inflamação, bem como perda de osso que suporta o implante. Consequentemente, o implante perde a sua ancoragem no osso podendo ficar solto. A partir do momento que o implante se torna móvel deixa de ser possível exercer a sua função e há necessidade de o remover. Contudo, caso a perda de osso devido à presença bacteriana não seja muito severa poderá ser tratável.

Torna-se importante salientar que, no caso das Doenças Peri-implantares, a inflamação dos tecidos moles e a perda de osso em torno do implante, ocorre muito mais rapidamente do que nas Doenças Periodontais (em torno dos dentes). Para além disso, a Peri-implantite é muito mais difícil de tratar do que a Periodontite.

Sofrer de Periodontite aumenta o risco de complicações com os implantes dentários. Por esse motivo, o paciente não só deve ter a Doença Periodontal estabilizada e controlada antes da colocação dos implantes, como também deve manter as gengivas e os dentes naturais saudáveis, de modo a evitar qualquer tipo de recidiva da doença. 

Para o paciente, nem sempre é fácil detectar a presença de Mucosite ou Peri-implantite e, para tal, seguem alguns sinais de alerta aos quais deve estar atento:

– Maior tendência a sangrar das gengivas durante a escovagem ou realização da higiene oral interproximal;

– Aumento do volume gengival – inchaço;

– Mau hálito ou “mau sabor” na boca;

– Mobilidade do implante, ponte ou prótese.

Em suma, uma higiene oral regular e cuidada em casa e a realização de check-ups frequentes com o seu médico dentista ou higienista oral são essenciais e de extrema importância, garantindo que qualquer alteração seja detectada precocemente, ajudando assim a prevenir o aparecimento de Doenças Peri-implantares.


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com