14 Nov Doença Periodontal & Diabetes
Doença Periodontal e Diabetes
As doenças periodontais – Gengivite e Periodontite – e a Diabetes são doenças crónicas, que se tornam mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Cerca de 80% das pessoas com mais de 35 anos de idade sofrem de algum tipo de comprometimento gengival e cerca de 7% da população sofre de diabetes, embora em muitos casos isso não seja diagnosticado.
Existem inúmeros estudos que demonstram a forte associação entre entre doenças periodontais e a diabetes. Na verdade, existe uma relação bidirecional entre a Periodontite e a Diabetes, ou seja, as pessoas que sofrem de Periodontite têm maior risco de ter Diabetes e as pessoas que sofrem de Diabetes são três vezes mais propensas a desenvolver Periodontite.
Para além disso, controlar a Diabetes é mais complicado quando a pessoa também sofre de Periodontite. Os pacientes que sofrem de Periodontite e Diabetes correm um maior risco de sofrer determinadas complicações médicas graves – incluindo Doença Cardíaca, Doença Renal Crónica e Retinopatia – do que os pacientes que apenas têm diagnóstico de Diabetes.
A boa noticia é que o diagnóstico precoce, a prevenção e a gestão de ambas as patologias através de um trabalho de equipa entre médicos e médicos dentistas podem fazer uma grande diferença.
A Doença Periodontal é fácil de diagnosticar e controlar e o sucesso do seu tratamento permite a redução dos níveis de açúcar no sangue, evitando, deste modo, que os pacientes necessitem de medicação extra.
Pessoas diagnosticadas com Diabetes são aconselhadas a fazer uma consulta com o seu médico dentista/higienista oral, afim de fornecer as informações necessárias sobre o estado atual da doença e a respetiva medicação. Todos os pacientes com diagnóstico recente de Diabetes devem realizar um exame periodontal.
Pacientes com Diabetes ou Doença Periodontal precisam de um acompanhamento por parte de um profissional de saúde oral durante toda a sua vida, considerando-se de extrema importância que os controlos sejam regulares e adaptados às necessidades individuais de cada paciente. O seu medico dentista/higienista oral poderá delinear-lhe um plano de cuidados pessoais a realizar em casa.
Rotineiramente, o paciente deverá escovar os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia, durante dois minutos no mínimo, com uma escova média/macia manual ou elétrica e pasta dentífrica fluoretada – com pelo menos 1450ppm de flúor; higienizar os espaços interproximais (espaços entre os dentes) uma vez por dia, com escovilhões e/ou fio/fita dentária. A adoção de um estilo de vida saudável, com passeios a pé, exercício físico, uma dieta saudável e bons hábitos de sono também ajudarão no controlo de ambas as doenças.
Contactos: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional) | geral@orisclinic.com