27 Set Dentição Definitiva: o que os pais devem saber?
Dentição Definitiva: o que os pais devem saber?
Os dentes decíduos, também conhecidos por dentes de leite, começam a erupcionar por volta dos 6 meses de idade e continuam até aos 2 ou 3 anos de idade (com um total de 20 dentes). A dentição de leite é, posteriormente, substituída pela dentição definitiva, que começa por volta dos 5 /6 anos de idade e termina na idade adulta, com a erupção dos dentes do siso, que são os últimos (com um total de 32 dentes).
Os dentes de leite desempenham uma função determinante, pois não só ajudam na mastigação, como são os responsáveis pela manutenção do espaço nos maxilares para que os dentes definitivos, de maiores dimensões, consigam erupcionar.
Os dentes definitivos surgem, geralmente, pela mesma ordem que os dentes decíduos: frente-inferior, frente-superior e daí para trás em direção aos dentes molares. Por norma, os primeiros dentes a erupcionar são, também, os primeiros dentes a cair e a serem substituídos pelos dentes definitivos. Os molares na dentição definitiva erupcionam sem que para isso haja necessidade de cair um dente de leite. Esta é uma informação importante que deve ser dada ao pais, mesmo antes da erupção destes dentes.
A maioria das crianças começa a perder os dentes por volta dos 5 ou 6 anos de idade e termina a sua dentição definitiva por volta dos 12 ou 13 anos. Esta última, caracteriza-se pela presença de 4 incisivos superiores e inferiores (2 centrais e 2 laterais), 2 caninos superiores e inferiores, 4 pré-molares superiores e inferiores e seis molares superiores e inferiores.
Apesar da normal cronologia de erupção dentária, pode ocorrer uma erupção precoce ou mais tardia. Nestes casos é importante esclarecer os pais, de modo a que este não seja um motivo de preocupação para os pais ou para as próprias crianças. Além disso, existem situações que influenciam a perda dos dentes (na dentição decídua) e erupção (na dentição definitiva); como nos casos de cárie, traumatismos dentários ou maxilares ou determinadas condições médicas com manifestações orais.
Os últimos dentes a erupcionar na cavidade oral são os terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso. A sua erupção ocorre geralmente entre os 17 e os 21 anos de idade. No entanto, estes podem não chegar a erupcionar. Nestes casos, o seu médico dentista deverá fazer uma avaliação quanto à necessidade de os extrair ou não.
Com a erupção dos dentes definitivos, como acontece com os dentes decíduos, há a necessidade de um bom atendimento e seguimento no consultório dentário, de modo a garantir um sorriso feliz e saudável às nossas crianças
Conheça a Equipa Médica Orisclinic que o pode ajudar!
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com