22 Dez Como a dieta nos pode conferir um sorriso mais saudável?
Como a dieta nos pode conferir um sorriso mais saudável?
A Dieta do sorriso – como é que mudar o que comemos e bebemos nos pode conferir um sorriso mais saudável?
É do conhecimento geral que um elevado consumo de açúcar resulta no aparecimento de cárie dentária e promove a acidez salivar, responsável pelo desgaste de esmalte dentário.
Inúmeros estudos demonstram que existe uma ligação estreita entre a dieta e a sua relação com a saúde oral. A grande dificuldade recai sobre a identificação dos aspetos práticos que devemos alterar face ao que comemos e bebemos, de modo a contribuirmos para a nossa saúde oral.
Nos dias de hoje, somos uma sociedade que adora comer e petiscar, que consome açúcar e outros tipos de alimentos pouco saudáveis em grandes quantidades, e esses fatores estão a ter um impacto negativo na nossa saúde oral enquanto população.
Se quisermos melhorar a nossa saúde oral e adotar uma dieta saudável, teremos que nos propor a fazer algumas pequenas mudanças no nosso dia a dia.
Dizer não a lanches poucos saudáveis, açúcar e doces
Hoje em dia, sabe-se que os lanches têm impacto na nossa saúde oral, devido aos hábitos alimentares serem prejudiciais à nossa saúde oral e geral.
Embora alimentos processados e altamente calóricos como chocolates e outros doces, batidos em pó e refrigerantes nos saibam bem e nos deem uma explosão de energia transitória, estes têm aditivos prejudiciais para a saúde. Consumos elevados e frequentes de açúcares refinados podem conduzir ao aparecimento de problemas a curto prazo – cárie dentária- e a médio-longo prazo, como doenças gengivais e perda de dentes. Isto é apenas a nível oral, pois a nível da saúde sistémica, levam ao desenvolvimento de patologias como a diabetes e a obesidade.
Água e leite são mais benéficos para a saúde oral
Embora o açúcar refinado seja a principal causa do desenvolvimento da cárie dentária, existem outro tipo de alimentos na nossa dieta que ajudam a degradar o nosso sorriso.
Os ácidos encontram-se frequentemente em diversas bebidas largamente consumidas, incluindo os refrigerantes, bebidas alcoólicas e sumos de fruta de citrinos. As bebidas ácidas podem promover o desgaste do esmalte que reveste os dentes, o que pode resultar numa exposição da dentina que é sensível a estímulos como o calor e o frio. A este fenómeno chamamos erosão dentária. Sem a proteção conferida por parte do esmalte, os nossos dentes ficam mais desprotegidos e sensíveis, podendo causar dor, desconforto e cárie dentária.
Alimentos e bebidas ácidas são de muito fácil acesso, o que faz com que os consumidores tenham dificuldades em evitá-los. Mesmo as bebidas conhecidas como diet e “sem açúcar”, publicitadas como alternativas mais saudáveis, têm níveis de pH notavelmente baixos, tornando-as especialmente ácidas. Apesar de existirem pastas de dentes que possam ajudar a fortalecer o esmalte e tornar os dentes menos sensíveis, o melhor cenário é evitar ao máximo este tipo de bebidas. Leite e água sem gás continuam a ser as melhores escolhas para dentes saudáveis.
Dieta saudável
Ainda que os alimentos e bebidas açucarados e/ou ácidos possam parecer mais acessíveis e atrativos, as consequências que aportam para a saúde oral são mais desagradáveis a longo prazo.
Uma alimentação saudável e variada tem um impacto extremamente positivo na saúde oral. Evite alimentos processados e coma de tudo um pouco, sem exageros.
Ao remover opções menos saudáveis e substituí-las por alternativas mais nutritivas, a saúde física, a saúde mental e o sorriso sentirão os benefícios.
Fonte: https://www.dentalhealth.org/
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com