AS SUAS GENGIVAS SANGRAM? SAIBA O PORQUÊ!

AS SUAS GENGIVAS SANGRAM? SAIBA O PORQUÊ!

Qualquer sinal de hemorragia gengival é um sinal de alerta, pois funciona como um indicador de inflamação gengival, designada de gengivite, ou, em casos mais severos, de periodontite. Em casos extremos, pode ainda levar à perda de peças dentárias.

A gengivite, como o próprio nome indica, é uma reação inflamatória da gengiva, com caráter reversível. É facilmente visível na observação e ocorre como resposta à acumulação de biofilme oral ou placa bacteriana.

Por sua vez, a periodontite caracteriza-se pela presença de alterações da cor, textura e forma da gengiva, assim como pela presença de hemorragia e retração gengival (exposição da raiz do dente). Em estados mais avançados da afeção pode surgir mobilidade dentária e supuração, podendo chegar a ocorrer a perda do dente.

Uma higiene oral inadequada ou deficitária é a principal causa de inflamação e hemorragia gengival. Os dentes quando são mal escovados permitem a formação da placa bacteriana, tornando-se fulcral escovar os dentes de forma efetiva, diariamente, não incorrendo no erro de deixar de escovar porque as gengivas sangram, sob pena de agravamento da situação atual.

Lembre-se: gengivas saudáveis não sangram, têm uma cor rosa pálido e são ligeiramente enrugadas. Por outro lado, as gengivas inflamadas têm um tom mais escuro e avermelhado, são flácidas e sensíveis, sangram facilmente e causam mau hálito.

A visita regular ao seu médico dentista pode ajudar a tratar os sintomas da doença das gengivas antes que estes se agravem.

Marcações: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com

No Comments

Post A Comment