11 dicas para reduzir o açúcar: acabar com o vício em açúcar

11 dicas para reduzir o açúcar: acabar com o vício em açúcar

Após uma época festiva, onde geralmente cometemos excessos, relembramos o quão prejudicial é o açúcar para os seus dentes. Não é surpresa que este continua a ser um dos fatores mais comuns no aparecimento de problemas dentários, bem como problemas de saúde e doenças orais. A mensagem é clara e simples: reduzir a quantidade de açúcar na dieta ajudará a reduzir os danos causados nos dentes.

  1. Açúcar com qualquer outro nome não deixa de ser açúcar

Quando pensamos em açúcar, provavelmente imaginamos o açucar branco que diariamente colocamos no café/chá. No entanto, existem muitos açúcares ‘ocultos’ em muitas coisas nas quais nem sequer pensaríamos. O açúcar pode ter muitos nomes e reconhecê-los é o primeiro passo para evitá-los. Há muitos para enumerar, nomeadamente: sacarose, glicose, frutose, maltose, melaço, amido hidrolisado e xarope de milho.

  1. Tome um pequeno-almoço mais inteligente

Foi feita uma chamada de atenção para os níveis, perigosamente altos, de açúcar em alguns cereais matinais, muitos deles compostos, surpreendentemente, por quase um terço de açúcar. Mudar para um cereal com baixo teor de açúcar, ou mesmo sem adição de açúcar, e não adicionar nenhum, terá um enorme impacto na saúde oral e na saúde em geral. Tomar um pequeno-almoço reforçado é, também, uma ótima maneira de evitar aqueles lanches pouco saudáveis ​​ao longo do dia.

  1. Lanche feliz

São 10:30h e sentimos aquela vontade de comer, ainda falta um pouco para a hora de almoço e precisamos de algo para nos ajudar. Não pegue no pacote de biscoitos. Um punhado de nozes fornecerá o impulso de energia de que precisa. Lembre-se de que não se trata apenas da quantidade de açúcar que ingerimos, mas também da frequência, portanto, tente optar por uma alternativa sem açúcar sempre que possível.

  1. Sem gordura não é isento de problemas

Muitos produtos são comercializados como uma ‘alternativa saudável’, mas essas indicações na embalagem contam apenas parte da história. Alguns produtos, como por exemplo os iogurtes sem gordura, contém altos níveis de açúcar na forma de frutose ou açúcar refinado. 

  1. Elabore algumas regras básicas

Sejamos honestos, não precisamos de uma sobremesa doce todos os dias. Ao definir um conjunto de regras básicas, é possível fazer algumas mudanças simples no estilo de vida, que podem fazer a diferença. São exemplos de coisas simples: não comer uma hora antes de ir para a cama, evitar adicionar açúcar a qualquer alimento e evitar a sobremesa algumas vezes por semana.

  1. Opte pela forma natural

Quando se trata dos nossos dentes, os alimentos integrais frescos são os melhores, tudo se resume à viscosidade. Ao triturar uma banana ou um morango num batido, faz com que estes libertem açúcares que podem revestir todo o dente. Comê-los inteiros ajudará a evitar esse problema. 

  1. Defina uma porção

Quando se trata dos dentes, não se trata apenas de quanto açúcar ingerimos, mas também da frequência com que o fazemos. Após a ingestão de açúcar, a boca leva uma hora a voltar ao seu estado neutro. Por cada ingestão, o tempo recomeça, o que significa que a ingestão contínua não permite que a saliva mantenha o ph neutro na cavidade oral. Assim sendo, se precisarmos de uma dose de açúcar, é preferível ingeri-lo na hora das refeições.

  1. Procure deitar-se cedo

Ser uma pessoa notívaga poderá significar más notícias para a cavidade oral, e tudo isso se resume à rotina. As pessoas que ficam acordadas até tarde, têm maior probabilidade de saltar a escovagem dos dentes antes de dormir e, com o lanche da meia-noite, isso pode significar um desastre para os dentes. Não podemos lanchar enquanto dormimos, então dormir cedo pode ter um efeito bastante positivo.

  1. A refeição mais importante do dia

Quantos de nós saltamos o pequeno-almoço e ansiamos por aquela dose açucarada para passar o dia? Voltamos à questão da pausa na ingestão de açúcar para recuperar o nível neutro da saliva. Tomar um pequeno-almoço reforçado e nutritivo é a melhor forma de começar bem o dia.

  1. Hidrate-se

Quer seja um copo de cidra ou um copo de vinho, o açúcar neles contido pode ter um grande impacto na nossa saúde oral. Procure moderar a quantidade de bebidas alcoólicas que ingere. Tenha, também, um pouco de água por perto para ajudar a ingerir a bebida, pois ajuda a moderar a presença do açúcar na boca, causado pela bebida.

  1. Fique de olho no seu pedido de café

O chantilly ou as natas extra no nosso café favorito pode ser delicioso, mas sejamos honestos, sabemos que está carregado de açúcar. Se precisa de uma dose de cafeína e gosta de doces, tente mantê-la na hora das refeições. No caso de não ser possível, pondere apenas um café expresso,…. sem açúcar!!!

Por fim, relembramos que a melhor forma de evitar complicações e manter a sua boa condição oral, é visitar o seu/sua médico/a dentista com alguma regularidade. Consultas regulares permitem fazer o diagnóstico de doenças em estágios iniciais. 

Entre em contacto connosco e agende, já, a sua consulta!


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com

Fonte – https://www.dentalhealth.org