Úlceras Orais

 

 

Úlceras Orais

 

ulceras

Qualquer úlcera que dure mais de 2 semanas deve ser examinada pelo seu médico dentista !!!

 

O que são úlceras orais?

As úlceras orais são feridas dolorosas que aparecem na cavidade oral, com uma coloração tendencialmente vermelha ou amarela.  São diferentes do herpes labial, mais comum nos lábios, e caraterizado pelo surgimento de múltiplas e pequenas vesículas. 

 

Quais são as causas mais comuns das úlceras orais?

Por norma, a presença de uma única úlcera na boca é causada por actos traumáticos, como por exemplo, morder a bochecha ou a língua, dentes mais aguçados, escovagem incorrecta ou próteses desajustadas. Estes tipos de úlceras são chamadas de “Úlceras Traumáticas”.

 

Como saber se tenho uma úlcera traumática?

As úlceras traumáticas geralmente ocorrem na proximidade temporal e geográfica do traumatismo e  desaparecem assim que a origem do problema é eliminada.

 

Quais são os sinais de estomatite aftosa recorrente?

A estomatite aftosa recorrente é um problema muito comum, que se refere ao aparecimento repetido de úlceras na cavidade oral, sobretudo em crianças e jovens saudáveis. A causa permanece desconhecida. É não infecciosa e o trauma, o stresse e alguns alimentos podem funcionar como fatores predisponentes.

 

Existem diferentes tipos de úlceras orais recorrentes?

SIM.

As úlceras minor são as mais comuns. Podem aparecer no interior das bochechas, nos lábios, língua e gengivas e, mais raramente, no céu da boca. A maioria dessas úlceras é do tamanho da ponta de um lápis, podendo surgir, por vezes, em grupo – quatro a seis ao mesmo tempo.

As úlceras major são mais graves e podem demorar mais tempo a cicatrizar. Qualquer úlcera cuja duração se prolongue por mais de 2 semanas deve ser verificada pelo seu médico dentista. As úlceras major podem ser muito dolorosas, especialmente durante a mastigação.

 

Quais são as causas menos comuns das úlceras orais?

Infeções bacterianas e virais, vírus (Herpes Simplex), anemia e, ocasionalmente, outras doenças sanguíneas, dermatológicas ou gastrointestinais, são potenciais causas, embora  menos comuns, para o aparecimento de úlceras orais, quer em crianças quer em  adultos. Por vezes, as úlceras orais são o único sinal de uma doença subjacente.

 

O cancro oral pode causar o aparecimento de úlceras orais?

O cancro oral pode-se manifestar, numa fase inicial, como uma úlcera. Estas são de uma forma geral, únicas e prolongam-se no tempo sem nenhuma causa próxima óbvia (como por exemplo, um dente afiado). Qualquer úlcera que dure mais de 2 semanas deve ser examinada pelo seu médico dentista. As úlceras causadas pelo cancro oral aparecem, normalmente, na língua, contudo podem aparecer ocasionalmente noutro lugar da cavidade oral.

 

Que tipos de tratamento existem para úlceras orais?

O tratamento depende da causa das úlceras. Às vezes, é apenas necessário que um dente mais afiado seja polido ou que uma prótese seja ajustada, embora alguns pacientes possam precisar do auxílio de fármacos para tratar doenças subjacentes, colutórios para bochechar ou géis cicatrizantes.

 

O que devo fazer se achar que tenho úlceras orais?

Se uma úlcera durar mais de 2 semanas, deverá sempre consultar o seu médico dentista. Este poder-lhe-á dizer a possível causa para o aparecimento da úlcera oral e prescrever-lhe o tratamento adequado ou encaminhá-lo para um especialista, se necessário.

 

Como posso prevenir as úlceras orais?

Poderá reduzir o risco de úlceras orais:

  • Mantendo sua boca o mais higienizada e saudável possível;
  • Usar escovas de dentes com o tamanho e suavidade adequados (para reduzir o risco de trauma na boca);
  • Adotar uma dieta rica em vitaminas A, C e E, e incluir alimentos como frutas e vegetais frescos (para diminuir o risco de cancro oral);
  • Visitar regularmente o seu médico dentista.

 

Devo-me preocupar com as minhas úlceras?

Consulte sempre o seu médico dentista caso:

  • Presença de úlceras por períodos superiores a 2 semanas; 
  • Presença de dor ou desconforto associado às úlceras;
  • Úlceras frequentes e recorrentes.

 

Fonte: https://www.dentalhealth.org/

Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com