Orientação Vocacional e Profissional

A Orientação Vocacional e Profissional é uma área de intervenção que pretende dar resposta às necessidades e indecisões dos jovens ou adultos quanto ao rumo do percurso académico e/ou profissional. É realizada uma avaliação que permite analisar a sua motivação (ou seja, os seus interesses) e tudo aquilo para o qual tem maior facilidade em aprender (ou seja, as suas aptidões). A orientação vocacional pretende, valorizar a visão que tem sobre si mesmo, quais os aspetos que considera mais importantes e quais as expetativas que tem em relação ao futuro. Enfatiza-se a ideia de que a construção do futuro depende das suas vivências e escolhas do presente.

 

Como se processa?
O processo de avaliação de Orientação Vocacional inicia-se com uma entrevista, cujo objetivo é recolher informação acerca do historial da pessoa em termos de percurso escolar e/ou profissional, assim como dos seus planos e aspirações. Posteriormente, realizam-se três ou quatro sessões (dependendo dos casos), recorrendo à aplicação de uma bateria de testes psicológicos, traçando o perfil vocacional do jovem ou adulto.

No final do processo de avaliação é entregue um relatório que apresenta o perfil da pessoa, assim como a delineação de um projeto académico e/ou profissional, onde são sugeridos cursos, formações e/ou áreas de estudo ou profissionais mais adequadas ao seu perfil vocacional.

 

Quando fazer?
Indecisões quanto à direção a tomar relativamente à carreira académica e/ou profissional podem acontecer em qualquer altura da vida de uma pessoa, pelo que não existe “data marcada” para a necessidade de recorrer à orientação vocacional. No entanto, o período correspondente ao final do terceiro ciclo (9º ano) é particularmente importante na vida do adolescente, na medida em que terá de iniciar a sua decisão acerca do seu futuro profissional.

Psicóloga (Orientação Vocacional):

Dr.ª Isabel Grazina