Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular (DTM)

A articulação temporomandibular (que une o crânio e a mandíbula) funciona de modo semelhante à do joelho. Possui uma grande mobilidade e comporta uma espécie de  menisco, o disco articular, que acompanha a mandíbula quando a boca faz movimentos de abertura e fecho.

A estabilidade desta articulação depende não só do funcionamento dos músculos da mastigação bem como da estabilidade da oclusão (da forma como os dentes “encaixam” uns nos outros). Trata-se de uma região delicada, onde podem ocorrer com frequência problemas musculares e articulares.

Quando há algum desequilíbrio na região, podem ocorrer as chamadas disfunções temporomandibulares com espasmos musculares ou deslocamentos do disco e estalidos, dores de cabeça, e dores que podem estender-se desde a região dos ouvidos até à cabeça, nuca, pescoço e ombros.

Saiba mais através dos pontos abaixo elaborados a partir do Livro Disfunções Temporomandibulares – Guia prático para o paciente – Livro Publicado pela SPDOF – Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular, Dor Orofacial e Sono.

Médicos Responsáveis
Dr. Júlio Fonseca e Drª Joana Pereira