Será que sou um paciente de alto risco de desenvolvimento de cárie dentária?

Será que sou um paciente de alto risco de desenvolvimento de cárie dentária?

Carie Dentária

Não é segredo que, se um paciente não escovar os dentes diariamente e não usar fio dentário/escovilhão, este poderá ser mais suscetível ao desenvolvimento de cáries dentárias. Porém, nem só através de uma higiene oral diária cuidada e eficaz se evita o aparecimento da cárie dentária.

Seguem alguns fatores a considerar:

Genética –  Cada um de nós tem uma quantidade diferente e por vezes tipos diferentes de bactérias em boca, o que se deve em parte à genética e poderá ser um fator decisivo no surgimento de lesões de cárie. A genética pode também ser responsável por originar dentes estruturalmente mais frágeis, o que se pode tornar num motivo de preocupação quando se trata de cárie dentária, visto as bactérias terem mais facilidade em cavitar este tipo de dente.

Idade – Envelhecer, por vezes, significa ter mais tempo livre para fazer as coisas que mais gostamos, porém, também pode significar uma maior suscetibilidade ao aparecimento de cáries, uma vez que o esmalte dos dentes se deteriora com o tempo. À medida que se envelhece, é fundamental continuar a cuidar dos dentes de forma adequada. Torna-se também importante limitar o consumo de alimentos açucarados, ajudando, deste modo, a evitar problemas dentários.

Distúrbios alimentares – Existem diferentes formas pelas quais os distúrbios alimentares podem afetar os dentes e conduzir ao aparecimento de cáries. Para começar, os dentes poderão não receber a nutrição adequada de que precisam numa fase precoce do seu desenvolvimento, como por exemplo o cálcio. Mais ainda, um meio ácido leva à dissolução do esmalte, facilitando a tarefa às bactérias. O açúcar em excesso também é transformado em ácido pelas bactérias, o que leva ao aparecimento de cárie dentária.

Álcool – O consumo excessivo e recorrente de bebidas com teor alcoólico pode promover a sensação de boca seca, o que significa que a saliva deixa de atuar sobre os dentes como fator protetor contra a cárie dentária. Quando falamos em bebidas alcoólicas, falamos também de bebidas com elevado grau de acidez, fator esse que aumenta a probabilidade de erosão (dissolução) do esmalte dentário.

Tabaco – Apenas um cigarro por dia pode ter efeitos nocivos para a sua saúde em geral e particularmente sobre a sua saúde oral. Existe ainda uma elevada correlação entre indivíduos fumadores e o surgimento de cárie dentária.

Em caso de dúvida, agende a sua consulta. A equipa médica da Orisclinic irá auxiliá-lo/a!


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com