Os dentes do meu filho estão a abanar! E agora?

Os dentes do meu filho estão a abanar! E agora?

A maioria dos bebés inicia a erupção dos seus primeiros dentes de leite no  primeiro ano de vida, por volta dos 6 meses. Por esta razão, a primeira consulta do seu bebé deverá ser marcada no primeiro ano de vida, idealmente quando nascem os primeiros dentes. Os dentes de leite continuam a nascer até aos três anos de idade, idade em que se espera que a dentição decídua (dentição de leite) fique completa com a presença de 20 dentes: 4 incisivos, 2 caninos e 4 molares, isto tanto no maxilar inferior como no maxilar superior. A generalidade das crianças começa a perder os dentes de leite por volta dos 6/7 anos de idade e continua a perdê-los até aos 12/13 anos, pois os dentes definitivos começam a nascer nessa altura, “empurrando” os dentes de leite.

Algumas crianças podem precisar de uma pequena ajuda para extrair (tirar) os dentes de leite, quando eles não abanam por si só na altura devida. Truques caseiros como puxar os dentes com fio dentário em casa pode funcionar muito bem para algumas crianças quando o dente tem mobilidade suficiente, porém para outras pode ser bastante traumatizante e ineficaz. É sempre aconselhável visitar o seu Médico Dentista nestas situações.

Qual a razão para realizar uma extração dentária?

Como supracitado, a razão mais comum pela qual as crianças fazem extração dos dentes de leite é para abrir espaço para os dentes definitivos, para garantir que estes nascem no local certo e não comprometem o crescimento ósseo nem as funções orais. No entanto, existem outras circunstâncias em que seu filho pode precisar de extrair um dente, como por exemplo:

  • Lesão de cárie dentária extensa;
  • Dente fraturado;
  • Gestão de espaço por motivos ortodônticos (alinhar dentes e maxilares).

 

O meu filho precisa de uma extração dentária?

A grande maioria das crianças abana e acaba por perder os dentes de leite naturalmente, sem qualquer problema. No entanto alguns dentes são mais difíceis por alguma razão e requerem a ajuda de um profissional de saúde oral para sair e dar lugar ao novo dente.

Um dente de leite que não é removido em tempo útil pode fazer com que os dentes definitivos cresçam de forma incorreta. Isto pode resultar em problemas futuros de má posição dentária e mesmo problemas em falar, sorrir e comer, o que acarreta consequências negativas na saúde do seu filho e poderá levar a consultas de ortodontia (aparelhos) e/ou de terapia da fala, psicologia, cirurgia, entre outros. 

 

Como é o processo de extração de um dente?

A extração de um dente é um processo extremamente seguro e fácil, composto pelas seguintes etapas:

  • Exame oral
  • Aplicação de anestesia
  • Extração cuidada

 

Como cuidar do seu filho após o procedimento?

ATENÇÃO – após a anestesia, bebés e crianças podem ter tendência para trincar a bochecha porque não a sentem. Isto deve ser tido em atenção pelos pais/tutores.

Uma extração de um dente de leite não requer muitos cuidados específicos, apenas a colocação de uma compressa para estancar a hemorragia se necessário e comer alimentos frios/ à temperatura ambiente.

Para dentes definitivos, seguem alguns cuidados que irão ajudar após o procedimento:

  • Coloque uma compressa contra a área da extração para evitar o sangramento e promover a coagulação;
  • Fazer gelo durante 24h;
  • Comer alimentos mais pastosos ou moles, frios ou à temperatura ambiente, e mastigar do lado oposto àquele onde se extraiu o dente;
  • Evitar fazer desporto e estar ao sol ou perto de uma fonte de calor;
  • Evitar fazer sucção (por exemplo, beber o leite com palhinha) ou cuspir, pois poderá provocar sangramento;
  • Escovar os dentes próximos à zona de intervenção com uma escova macia e os restantes de forma normal.

 

Entre em contacto connosco e agende, já, a sua consulta!

Prof. Doutora Ana Luísa Costa | Dr.ª Ana Chambino


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com