01 Jun O que fazer quando o seu filho tem medo do médico dentista?
O que fazer quando o seu filho tem medo do médico dentista?

1. Encontre um médico dentista com formação adequada
Encontrar um médico dentista que realmente saiba lidar com crianças pode fazer toda a diferença no caso de ter um filho apreensivo. Por este motivo é recomendado que procure um médico dentista com especialidade em Odontopediatria, apto de forma particular para pôr em prática técnicas que favoreçam e potenciem a cooperação da criança usando as técnicas mais adequadas, seja através de linguagem verbal ou não verbal.
2. Mantenha uma atitude calma e positiva
Independentemente da idade da criança, as atitudes e comportamentos dos pais irão favorecer ou dificultar o decorrer da consulta e o colocar em prática dos procedimentos julgados necessários.
Assim, não importa quais tenham sido as suas próprias experiências no médico dentista no passado; seja verdadeiro, utilizando uma linguagem positiva, mas deixe para o Odontopediatra a função da explicação pormenorizada, por certo com a linguagem mais adequada e inteligível à criança e à circunstância.
Nunca ameace os seus filhos com uma visita ao médico dentista quando estes não estiverem a realizar uma correta higiene oral em casa. Uma visita ao médico dentista nunca deve ser vista como um castigo.
3. Modelo vem de casa
Quando estiver em casa tente incentivar o correto cumprimento das práticas de higiene oral e da importância dos cuidados alimentares. Mostre ao seu filho como e quando escovar os dentes e como usar a fita dentária. Tente incluir a escovagem dos dentes na rotina de higiene diária do seu filho. Incentive, com exemplo de boas escolhas, a ingestão de alimentos saudáveis, limitando a ingestão de alimentos açucarados, particularmente em períodos entre as refeições.
4. Escolha um ambiente de consulta adequado
Um ambiente adaptado à consulta de Odontopediatria pode contribuir para diminuir os níveis de ansiedade, fazendo a criança sentir-se mais facilmente enquadrada num ambiente pleno de estímulos, mas não necessariamente adversos e ameaçadores!
Na Orisclinic, temos o cuidado de ter um gabinete dentário adequado às crianças.
Agende a sua consulta! Comprometemo-nos a tornar a próxima visita do seu filho/a ao dentista numa experiência positiva!
Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com