Implantes: o que são, para que servem e quais as suas vantagens?

Implantes: o que são, para que servem e quais as suas vantagens?

Os implantes dentários são usados ​​para substituir o espaço deixado por dentes perdidos, tendo-se tornado cada vez mais populares como uma alternativa às próteses removíveis. Os implantes podem substituir um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte ​​para coroas unitárias, pontes que substituem vários dentes, próteses totais fixas ou removíveis e até para estabilização de próteses parciais removíveis. São geralmente fabricados em titânio, um material conhecido por ser compatível com os tecidos e com uma superfície à qual o osso é capaz de se integrar durante a cicatrização. 

Atualmente, existem muitos estudos que demonstram que os implantes dentários são uma forma segura e conveniente de substituir dentes perdidos, tendo taxas de sucesso de perto de 100% em pacientes saudáveis.

Um implante dentário é, fundamentalmente, um “parafuso” de titânio inserido no osso e que atua como uma raiz de substituição para o dente ausente. Um componente chamado pilar (tampa onde é fixada a coroa) é encaixado na parte superior do implante e forma a conexão externa ao dente de reposição (coroa) ou dentes (ponte ou prótese).

Após a colocação do implante, o osso circundante integra-se na superfície do implante – um processo conhecido como osteointegração. Concluído o processo de osteointegração, o implante fica estável o suficiente para suportar um ou mais dentes.

Os implantes dentários têm várias vantagens:

  • São a solução mais próxima de um dente natural, apesar de não conferirem a mesma sensibilidade;
  • Mantêm a estrutura óssea que se perderia com a ausência de dentes;
  • Mantêm a integridade dos dentes adjacentes ao espaço desdentado, evitando a redução da estrutura dentária necessária para a realização de uma ponte sobre dentes;
  • Aumento da autoestima aliada ao fato de poder evitar o uso de próteses removíveis e resolver o espaço desdentado;
  • Restituição da capacidade mastigatória e possibilidade de se alimentar como se não tivesse perdido os dentes naturais.

 

Os implantes, tal como os dentes naturais, necessitam de cuidados. As doenças peri-implantares que envolvem inflamação gengival e danos no osso e tecidos em redor dos implantes podem causar sérios problemas e levar à perda dos implantes. Por este motivo, é essencial manter uma boa higiene oral em casa, bem como consultas regulares com o seu médico dentista/higienista oral.

Contudo, lembre-se: o melhor implante dentário é o DENTE. O dente é formado pela raiz (que se encontra dentro do osso) e pela coroa (que serve para mastigar, falar e sorrir). Logo, preservar os nossos dentes é a melhor solução!

Se tem falta de dentes e considera a hipótese de colocar implantes dentários não deixe de contar com a nossa larga experiência, mesmo nos casos mais difíceis!!


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 (chamadas rede fixa/móvel nacional)| geral@orisclinic.com

Prof. Doutor Salomão Rocha – Responsável pelas consultas de Reabilitação Protética e Implantologia