16 Jul Halitose (mau hálito): o que é e como prevenir?
Halitose (mau hálito): o que é e como prevenir?
Dependendo da sua origem, a halitose é classificada em dois tipos: a halitose oral e a halitose extra-oral.
A halitose oral tem a sua origem na própria cavidade oral e deve-se, principalmente, devido à presença de bactérias que degradam os resíduos alimentares retidos nos espaços interdentários ou nas bolsas gengivais. Durante este processo de decomposição são produzidos gases voláteis derivados do enxofre que resultam num hálito desagradável. Cáries dentárias, tabagismo, entre outras, podem estar também associadas às causas de halitose oral.
Quando a halitose não tem origem na cavidade oral, é denominada halitose extra-oral. Prende-se, principalmente, a distúrbios sistémicos, do trato respiratório superior/inferior, do sistema digestivo, assim como a patologias hepáticas ou renais.
Por norma, a halitose é difícil de detetar, pois é improvável que a própria pessoa consiga constatar que tem mau hálito. Em alguns casos, o mau hálito é simplesmente uma suspeita, ou é detetado apenas por terceiros (familiares, parceiro).
A nível geral, os protocolos de atuação para combater este problema contemplam a realização de uma limpeza dentária profissional e instruções de higiene oral que vão desde uma correta escovagem à limpeza interproximal, incluindo a limpeza completa da língua (com um raspador de língua acompanhado por um colutório utilizado em gargarejos para alcançar o dorso posterior da língua). Nos casos de halitose extra-oral, um conhecimento do estado de saúde geral e de alguns hábitos pode auxiliar na compreensão da causa.
Em caso de dúvida, recomenda-se que o tema seja abordado com alguma pessoa de confiança, que poderá detetar com maior facilidade a presença de mau hálito.