Gravidez e Saúde Oral

Gravidez e Saúde Oral

Sabe que uma das formas de prevenir o aparecimento da cárie dentária em crianças mais pequenas, passa por melhorar a saúde oral das mulheres grávidas?

A gravidez pode tornar as mulheres mais propensas ao desenvolvimento de doenças gengivais e cárie dentária. A saúde oral deve ser considerada uma parte importante do período pré-natal, uma vez que uma higiene oral deficitária durante a gravidez pode conduzir a consequências menos positivas para a saúde da mãe e o bebé. 

Gravidez e Doença Periodontal

Cerca de 60 a 75% das mulheres grávidas desenvolvem gengivite – inflamação reversível dos tecidos gengivais que circundam os dentes -, que ocorre quando a gengiva fica vermelha e inchada. Esta condição pode ser agravada devido às alterações hormonais associadas ao período de gestação. Se a gengivite não for tratada, a mesma deixa de estar apenas circunscrita aos tecidos moles e estende-se até ao osso que suporta os dentes, fazendo com que este reabsorva como método de defesa e, consequentemente, culmine na perda de dentes. Quando existe envolvimento dos tecidos duros – tecido ósseo – deixamos de estar perante uma gengivite e passamos a estar na presença de uma periodontite, que se caracteriza por uma inflamação crónica das gengivas. A periodontite também tem sido associada a desfechos menos positivos no que respeita à gravidez, tais como nascimentos prematuros e bebés com baixo peso à nascença. 

Gravidez e Cárie Dentária

As grávidas podem, também, ter um risco acrescido de desenvolver cárie dentária devido às alterações de comportamentos, mais precisamente no que respeita à alimentação (alteração de padrão alimentar mais rico em açucares e hidratos de carbono, e a alimentação durante a noite sem a correta higiene oral). A presença de bactérias responsáveis pelo desenvolvimento da cárie dentária em elevado número na cavidade oral, durante a gravidez e após o parto, potencia a transmissão das mesmas da boca da mãe para a boca do bebé. O contato precoce com esse tipo de bactérias e com açúcares provenientes da dieta, pode conduzir ao aparecimento da cárie dentária infantil e à necessidade de cuidados dentários em idades precoces.

  • 1 em cada 4 mulheres em idade fértil possuem cáries por tratar;
  • Filhos de mães com padrões elevados de cáries não tratadas ou perda de peças dentárias têm 3 vezes mais hipóteses de desenvolver cáries em criança;
  • Crianças com baixos índices de saúde oral têm quase 3 vezes mais hipóteses de faltar à escola por causa de dor de dentes.

Todos os prestadores de cuidados de saúde, incluindo os prestadores de cuidados primários, pediátricos e de maternidade, devem prestar mais atenção à saúde oral das mulheres grávidas. NA ORISCLINIC as mulheres grávidas, assim como os futuros bebés, têm sempre um lugar especial!!

Fonte: https://www.cdc.gov/oralhealth

Conheça a Equipa Médica Orisclinic que o pode ajudar!


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com