Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

 

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

A articulação temporomandibular – ATM – localiza-se entre a mandíbula e a região anterior à orelha, bilateralmente. Esta articulação possibilita a execução dos movimentos de abertura e fecho da boca, assim como as funções de mastigação, fala e deglutição.

O termo genericamente utilizado quando nos referimos às anormalidades que atingem a ATM e/ou os músculos mastigatórios é – Disfunção Temporomandibular – DTM. Dificuldade, dor ou limitação na abertura bucal ou em movimentar a boca; ruídos na ATM (estalidos ou sensação de crepitação e desgaste); bloqueio mandibular; dores na face e/ou próximo do ouvido; cansaço na musculatura facial; dores dentárias ou desgaste dentário, cefaleias; entre outros, são os sintomas mais comuns de DTM.

Não existe uma causa específica para o desenvolvimento de DTM. Existem inúmeros fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se instalem. De entre alguns factores, destacam-se os traumatismos, o stress emocional, apertar ou ranger de dentes quando acordado ou no decorrer do sono (bruxismo), hábitos nocivos de mascar pastilhas elásticas, roer as unhas e, até, a predisposição genética para dores crónicas. Outrora, acreditava-se que a causa principal era o posicionamento dos dentes na arcada dentária. Hoje em dia, os estudos vieram demonstrar que o papel da má oclusão dentária como causa de DTM é reduzido.

Atualmente os tratamentos de eleição passam por abordagens conservadoras e que têm vindo a apresentar excelentes resultados, tais como: o aconselhamento, auto-gestão e exercícios, a fisioterapia, as goteiras oclusais e fármacos.  Apenas numa pequena percentagem de casos onde há alterações específicas na ATM (e após falência do tratamento conservador), a cirurgia poderá ser considerada. 

No entanto, é de ressalvar que um correto diagnóstico é fundamental para a seleção de um tratamento adequado, já que a maioria das disfunções apresentam um envolvimento muscular com indicação de tratamento conservador. 

Caso suspeite que sofre de algum tipo de DTM, procure um médico dentista com experiência em DTM e Dor Orofacial para um acompanhamento correto e contínuo do seu problema. 

 


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com