Desvitalização Dentária: o que é e quando realizá-la?

 

 

Desvitalização Dentária: o que é e quando realizá-la?

Orisclinic

A Endodontia (tratamento endodôntico) é o ramo da Medicina Dentária que tem como objetivo o tratamento de doenças da polpa e dos tecidos que suportam o dente. Por isso, os dentes que outrora eram extraídos, hoje em dia podem ser desvitalizados e preservados. 

Quando surgem cáries nos dentes e estas não são tratadas, as bactérias conduzem à inflamação ou infecção da polpa ou dos tecidos que suportam o dente, causando, por vezes, dor severa. Estas inflamações ou infecções quando não são tratadas podem levar ao desenvolvimento de granulomas e quistos, com destruição do osso e formação de abcessos. 

Dor espontânea – noturna ou diurna – ou à mastigação e sensação de dente mais alto, acompanhado ou não de edema (inchaço) da face ou das gengivas, significa que as bactérias atingiram a polpa e que a estão a destruir, provocando a formação de conteúdo purulento que se expande para o osso circundante ao dente. O abcesso que se forma posteriormente provoca o inchaço da face. 

O tratamento endodôntico (desvitalização) é iniciado com anestesia local, para que não haja dor, seguido da abertura de uma pequena cavidade no dente que permite o acesso aos canais. É falsa a ideia de que desvitalizar um dente é um processo doloroso, pelo contrário, com este procedimento aliviamos a dor que, muitas vezes, é de grande intensidade. Deste modo, o tratamento endodôntico é um procedimento tanto mais simples e normal quanto mais cedo se intervém.

Após a abertura da cavidade, é realizada a limpeza dos canais com instrumentos finos e soluções desinfectantes, terminando no preenchimento destes últimos com um material próprio. Finalizada a desvitalização, o dente é restaurado provisoriamente até ser feita a restauração definitiva, que pode, também, ser feita logo no imediato. Não devem passar mais de 30 dias sem ser feita a restauração definitiva do dente desvitalizado. 

Pode haver uma sensibilidade à mastigação nas primeiras horas, diferente da dor forte inicial. Se o desconforto se mantiver durante vários dias deve consultar o seu médico dentista. 

Um dente desvitalizado também pode desenvolver cárie dentária e, por esse motivo, é importante manter as consultas regulares com o seu médico dentista/higienista oral.


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com