A apneia do sono em crianças pode conduzir a mudanças cognitivas e de humor

 

 

A apneia do sono em crianças pode conduzir a mudanças

cognitivas e de humor

 

Estúdio Fotográfico Capa Facebook-5

Vários estudos comparam crianças, entre os 7 e os 11 anos de idade, com apneia do sono com crianças que dormem normalmente. Os resultados demonstram que houve uma diminuição significativa na massa cinzenta, em várias regiões do cérebro das crianças com apneia do sono. A massa cinzenta é responsável pela memória, emoções, perceção, fala, movimento, autocontrolo e tomada de decisões.

A apneia do sono afeta, aproximadamente, 5% das crianças no mundo. Estes resultados apontam para uma correlação entre o crescimento tardio do cérebro em desenvolvimento e os distúrbios do sono. A redução, percetível e comprovada, da massa cinzenta em crianças com apneia do sono reforça a necessidade de diagnóstico e tratamento precoce.

Não há um guia preciso para vincular os défices cognitivos à perda de massa cinzenta, no entanto, as evidências mostram que existe um problema generalizado de danos e perdas neuronais quando comparadas com crianças da mesma idade sem quaisquer condições associadas.

A massa cinzenta no cérebro das crianças com SAOS (Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono) mostrou-se significativamente reduzida em várias regiões. Essas regiões incluíam o córtex pré-frontal – responsável ​​pelo planeamento, personalidade e comportamento complexo -, o córtex frontal – responsável pelo movimento, memória, julgamento, linguagem, resolução de problemas e controlo de impulsos –, o córtex parietal – integração da entrada sensorial -, os lóbulos temporais – escuta e audição seletivas – e o tronco cerebral – controlo das funções respiratórias e cardíacas.

Estudos anteriores relacionaram os défices cognitivos em crianças com a gravidade da SAOS. Por exemplo, alguém que nasceu com um QI de 180 pode perder entre 8 e 10 pontos nessa escala devido à apneia do sono.

A diminuição da massa cinzenta em várias áreas do cérebro interferirá no funcionamento do mesmo e coloca a criança em risco de atrasos no desenvolvimento. Assim se o seu filho ressona, ou se já se apercebeu de pequenas paragens respiratórias noturnas (que muitas vezes podem ser confundidas com sensação de engasgamento ou tosse) deverá consultar um médico dentista com experiência em sono

Para mais informações – Roncopatia e Apneia do Sono


Para agendar a sua consulta: (+351) 239 826 740 / (+351) 967 877 981 | geral@orisclinic.com

Professor Doutor Júlio Fonseca – Responsável pela consulta de Dor Orofacial, Bruxismo, Disfunção Temporomandibular, Roncopatia e Apneia do Sono