Ortodontia
A Ortodontia é a área da Medicina Dentária relacionada com o estudo, a prevenção e o tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento dos ossos maxilares, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, das disfunções dento-faciais. As deformidades dento-faciais podem ser incluídas entre as alterações orais que mais interferem na qualidade de vida e na auto-estima de uma pessoa, pois afectam a função e a estética facial.


O número de pacientes que pretende corrigir as más oclusões dentárias (irregularidades dos dentes), bem como modificar e melhorar o seu aspecto facial é cada vez maior, o que levou a um grande aumento na procura de tratamentos ortodônticos ou ortodôntico-cirúrgicos nos últimos anos. Contudo, o primeiro objectivo inerente à realização destes tratamentos deverá consistir na reposição de todas as funções do sistema estomatognático de forma adequada, nas quais se pode e deve incluir a estética.

Os tratamentos ortodônticos podem actuar ao nível da prevenção (com o objectivo de prevenir o desenvolvimento de más oclusões), da intercepção (com o objectivo de prevenir o agravamento de más oclusões), e da correcção quer das más oclusões dentárias (com o objectivo de corrigir más oclusões já estabelecidas), quer das discrepâncias esqueléticas (crescimento anómalo dos ossos maxilares).

Os tratamentos ortodônticos não são exclusivos a crianças e adolescentes, pois mesmo os adultos poderão beneficiar significativamente da sua aplicação em diversas situações. Em casos clínicos mais complexos, os tratamentos ortodônticos poderão e deverão ser complementados por cirurgia ortognática, exigindo uma conduta de trabalho integrada numa equipa multidisciplinar, na qual o ortodontista e o cirurgião maxilo-facial assumem um papel preponderante no planeamento de todos os procedimentos para a resolução destes casos ortodontico-cirúrgicos.

Primeira Consulta
Segunda Consulta
Problemas frequentes / Casos Clínicos
Tipos de Aparelhos

Informação ao paciente
Recomendações ao Paciente que usa Aparelho Fixo

Médico Responsável

Dr.ª Alexandra Vinagre

 
Siga-nos: